Ministro Raul Araújo Filho é destacado como prestador de relevantes serviços à Justiça Eleitoral brasileira. Foto: Secom/STJ.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entregará, na segunda-feira (28), às 18h, as condecorações da Ordem do Mérito do TSE Assis Brasil a 28 personalidades que se destacaram por prestar relevantes serviços à Justiça Eleitoral em suas áreas de atuação.

A cerimônia, que terá formato híbrido (presencial e virtual), ocorrerá no Salão Nobre da Corte Eleitoral, em Brasília, e poderá ser acompanhada pelo canal do TSE no YouTube.

Na solenidade, os ministros Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF); Mauro Campbell Marques e Benedito Gonçalves, ambos do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e o ministro Carlos Horbach receberão a Grã-Cruz da ordem.

Os ministros Raul Araújo Filho e Paulo de Tarso Sanseverino, ambos do STJ, e a ministra Maria Cláudia Bucchianeri serão condecorados no grau Grande Oficial da medalha. Outras 21 personalidades – entre médicos, infectologistas, sanitaristas, jornalistas, deputado, atriz, biólogo, professora, magistrada, apresentadora de TV, economista e publicitário – se tornarão comendadoras e comendadores da ordem.

 Confira a lista dos agraciados.

Medalha Assis Brasil

Criada em 2015, a Ordem do Mérito do TSE traz o nome do advogado, político e estadista brasileiro Joaquim Francisco de Assis Brasil. Ele foi um dos grandes pensadores e mentores da Justiça Eleitoral no país. Com o Barão do Rio Branco, Assis Brasil assinou o Tratado de Petrópolis, que garantiu ao país a posse do estado do Acre.

Além de homenagear juristas eminentes e outras personalidades civis e militares, nacionais e estrangeiras, por sua atuação em favor da Justiça Eleitoral e do Direito, a medalha também tem como objetivo condecorar pessoas que tenham prestado notáveis serviços à Justiça Eleitoral.

Também tem a finalidade de enaltecer quem, de qualquer modo, tenha contribuído para o engrandecimento – interna ou externamente – do país, da Justiça Eleitoral ou de qualquer ramo do Poder Judiciário, do Ministério Público ou da Advocacia, constituindo exemplos para a coletividade.

Fonte: site do TSE.