Participaram também do encontro o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB); o senador Rodrigo Cunha (PSDB); o deputado estadual Davi Davino Filho (PP); o vereador João Catunda (PSD); e o advogado José Eduardo Rangel de Alckmin. Foto: Reprodução/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, realizou um encontro na última quarta-feira (9), com o deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados e outras autoridades para debater medidas de transparência adotadas pela Justiça Eleitoral (JE), bem como ampliação da Comissão de Transparência, criada pelo Tribunal em 2021.

Na reunião, foi também discutido a participação dos jovens nas Eleições 2022. Fachin destacou a importância dos adolescentes que completam 16 anos até a data do primeiro turno das Eleições 2022 em 2 de outubro tirarem o título de eleitor. O prazo final para o cadastramento é dia 4 de maio e tirar o título é simples, rápido e gratuito.

”Nossa mensagem é: aquele que não vota, por qualquer razão, deixa os outros decidirem por ele. Não dá para participar das eleições fechado do quarto, estamos falando do futuro de cada um”, enfatizou Fachin.

O ministro anunciou para Lira a campanha ”Rolê das Eleições”, que o TSE está iniciando para conscientizar a juventude sobre o papel de cada um para o fortalecimento da democracia e para a escolha do futuro do país.

O presidente do TSE também falou sobre as iniciativas que a Justiça Eleitoral realiza para dar mais transparência ao processo eleitoral, como a emissão da zerésima (comprovante que a urna eletrônica imprime para mostrar que não há votos no equipamento) e o Boletim de Urna (que traz o resultado impresso de cada seção de votação).

Fachin ressaltou que para essas eleições o número total de urnas submetidas a checagens e verificações foi ampliado e que os boletins de urna serão, imediatamente após o encerramento da votação, publicados pelo TSE na internet. ”Voto dado é voto apurado. Voto apurado é voto preservado. A totalização do TSE será uma forma de checagem para todas essas formas disponibilizadas por meio do Boletim de Urna”, afirmou.

Ao falar da Comissão de Transparência, o presidente da Corte Eleitoral disse que a ideia é ampliar e aprofundar a atuação do grupo. ”Esperamos contar com um representante da Câmara dos Deputados também, pois ela traz um mosaico do Brasil, é a caixa de ressonância da sociedade brasileira”, reforçou.

Durante a reunião, o deputado Arthur Lira afirmou que a Casa está à disposição para indicar um representante para a Comissão e para contribuir na conscientização dos jovens. ”Vou começar pelo jovem que tenho em casa”, disse.

Fonte: Tribunal Superior Eleitoral