Francisco Moura é suplente e está ocupando a vaga de Leonardo Couto (PSB), titular do cargo, afastado por quatro meses. Foto: Reprodução.

O vereador Moura Taxista (PSB) foi ao púlpito da Câmara Municipal de Fortaleza e enfatizou sua insatisfação com a política de preços adotada pela Petrobras. O discurso aconteceu na sessão desta quinta-feira (03).

Atualmente, a empresa estatal vende seus combustíveis baseando-se no preço do mercado internacional. Moura classificou como “assassina” e “criminosa” esta ação, dificultando a vida do taxista, que está usando boa parte de seus ganhos para abastecer seus automóveis, devido ao alto preço cobrado nos postos.

Quando faturamos R$ 100, metade desse valor fica no posto de gasolina. O restante é para o taxista fazer a manutenção do carro e comer. Está impraticável. Os profissionais do táxi estão quase parando suas frotas. Estamos trabalhando só para o combustível“, bradou.

Além disto, o vereador classificou como fake news o argumento do Governo Federal, ao culpar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos Estados, cobrado no valor final pago pelo consumidor dos combustíveis, como o motivo pelos altos preços.

“É criminosa a política de preços praticada pelo Governo Federal. A política da Petrobras é insustentável. Não tem como se praticar este preço aí. As refinarias, hoje, estão paradas – (Moura Taxista)

Moura também relembrou a fala de Wallace Landim, conhecido como Chorão, afirmando a necessidade de eclosão de uma greve dos caminhoneiros, até a metade deste ano, caso a política de preços da Petrobras não seja alterada. Landim liderou a greve dos caminhoneiros, durante o governo do presidente Michel Temer (MDB).

O alto preço cobrado está inviabilizando a vida do taxista. A corda está quebrando em cima do trabalhador. Este, diariamente trabalha com o combustível. É necessário que este governo acabe com esta política“, pontuou.

Moura é presidente do Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditaxi) e da Central dos Sindicatos Brasileiros no estado do Ceará.

Veja trecho do discurso do vereador:

E mais

A Petrobras, desde 2016, adota o Preço de Paridade de Importação (PPI), onde os preços de derivados de petróleo, nas refinarias, são formados a partir das cotações do mercado internacional, somadas aos custos de internação dos produtos.