O objetivo do vereador Paulo Martins é zerar a fila por exames de imagens. Foto: Ascom/CMFor.

Com objetivo de diminuir o tempo de espera para a realização de exames, tramita na Câmara Municipal de Fortaleza o Projeto de Indicação nº 1155/2021, de autoria do vereador Paulo Martins (PDT), que autoriza a Prefeitura de Fortaleza firmar convênio com clínicas particulares de exames de imagem para pacientes atendidos pelo SUS.

Segundo Paulo Martins, o maior objetivo dessa proposição é dar celeridade à fila de espera para a realização de exames de imagem na rede pública municipal.

”Através dessa parceria com clínicas populares, a gente quer garantir que os usuários da saúde pública possam ter diagnósticos mais rápidos e, consequentemente, acesso a um tratamento adequado”, defendeu o parlamentar.

O projeto pretende ampliar a oferta de exames e reduzir o tempo de espera da população para procedimentos como: ultrassonografia, mamografia, densitometria óssea, eco cardiograma, ecografia tridimensional, ecodopler, tomografias computadorizadas, ressonâncias magnéticas entre outros.

Ainda de acordo com o Projeto Indicativo o período pandêmico da Covid-19 e a paralização temporária de certos exames contribuiu para o aumento da fila de espera, evidenciando assim, a necessidade de alternativas mais rápidas.

A matéria enfatiza que a prática não é inédita já que outros procedimentos como a realização de algumas cirurgias que não podem ser realizadas em equipamentos públicos, são encaminhadas para unidades privadas.

Fonte: CMFor.