Acilon (último à direita) em evento do PL nacional realizado no início deste ano. Foto: Reprodução/Instagram.

Diante do imbróglio em que se tornou a disputa pelo comando do Partido Liberal (PL) no Ceará, com bolsonaristas de um lado afirmando que comandarão a legenda e o grupo atual, tendo à frente o prefeito Acilon Gonçalves, garantindo a permanência na direção do grêmio, o Blog do Edison Silva entrou em contato com o presidente nacional da sigla, o ex-deputado Valdemar Costa Neto. De acordo com o que foi repassado pelo dirigente, a agremiação está sob o comando de Acilon.

Na sexta-feira (11), conforme publicado neste Blog, o deputado estadual André Fernandes (PL) afirmou que já estava articulando a formação de uma chapa de candidatos a deputado federal e estadual em que o PL Ceará estaria sob o comando dele. Questionado sobre a permanência de Acilon no comando do partido, o parlamentar afirmou que o atual dirigente já deveria ter saído da sigla juntamente com o seu grupo.

Atualmente, o PL do Ceará possui dois deputados federais (Dr. Jaziel e Júnior Mano) e dois estaduais (André Fernandes e Dra. Silvana). A sigla, escolhida pelo presidente Jair Bolsonaro para se filiar em dezembro passado, no Ceará tem ligação forte com as gestões do governador Camilo Santana, do PT, e em Fortaleza, com o Governo de Sarto, do PDT, inclusive com participação ativa na administração.

Grupo de Acilon aparece como ativo até 2024 no portal do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: TSE

Na nova composição, os bolsonaristas Dr. Jaziel aparece como Secretário Geral e a esposa dele, Dra. Silvana, como vogal. O deputado André Fernandes não figura como membro da Executiva.

Mas os bolsonaristas do PL, dentre os quais Dra. Silvana, Dr. Jaziel e André Fernandes, querem que o partido tenha alinhamento com as pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro, sem alinhamento com o grupo comandado no Estado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes.

Apesar de dizer que Acilon Gonçalves continuará comandando o partido, Valdemar Costa Neto destaca que os diretórios estaduais foram orientados a apoiar a candidatura de Jair Bolsonaro à reeleição.