Sarto esteve presente na abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal acompanhado de alguns secretários. Foto: Miguel Martins.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira, compareceu à Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (01), quando da reabertura dos trabalhos da Casa Legislativa. Durante pronunciamento e entrevista à jornalistas, o chefe do Poder Executivo afirmou que deve encaminhar, ainda no primeiro semestre, a proposta que versa sobre a tarifa de lixo da cidade. Ele também destacou o início da discussão sobre o Plano Diretor Participativo, salientando que o documento deve priorizar a periferia da cidade, bem como a sustentabilidade.

Enquanto o prefeito participava da solenidade de abertura das atividades do Legislativo da Capital cearense, professores protestavam do lado de fora por melhoria salariais, assim como pela realização de concurso público para atender a demanda de até 3 mil vagas. De acordo com informações da Prefeitura, o certame deve ser anunciado ainda no primeiro semestre deste ano.

O gestor também anunciou o investimento de R$ 1,2 bilhão para a Capital e apresentou os projetos que deverão ser implementados em 2022. De acordo com Sarto, o valor destinado para investimentos será o maior da história da cidade, visando impactar diretamente na vida da população.

Dentre os investimentos citados por ele estão: o plano emergencial para assistir à população em situação de rua; programa de sustentabilidade e arborização da cidade; implantação de microparques; Educação Sanitária e prevenção de Arboviroses e Zoonoses; implantação de um Centro de Distribuição de Medicamentos; ampliação, reestruturação e fortalecimentos do equipamentos de Saúde Mental; reforma de escolas e entrega de novas quadras poliesportivas.

Professores lotaram o auditório da Câmara Municipal em protesto por melhorias salariais. Foto: Miguel Martins.

De acordo com o prefeito, há 151 obras em execução, inclusive areninhas, o Cuca do Pici, o Parque Rachel de Queiroz, a requalificação de toda a orla de Fortaleza, além de obras de drenagem e saneamento básico.

Punição

Sobre a tarifa de lixo, Sarto explicou que “pedagogicamente” deve isentar aquelas pessoas que atuarem no manuseio correto do resíduo sólido. No entanto, deve haver punição para aquele que joga lixo na rua “por falta de educação”. “Teremos faixa de isenção e política de destino de resíduos sólidos, que vai permitir que pessoas que manuseiam corretamente possam até ganhar”.

O Plano Diretor, por sua vez, iniciou discussão com a instalação do núcleo gestor que irá dialogar com a sociedade civil organizada os mecanismo para implantação do documento.

Segundo ele, a proposta a ser construída tem como regra “priorizar a periferia e sustentabilidade”.

“Será um plano diretor para tornar a cidade moderna e inclusiva. Será amplamente debatido com audiências públicas, porque queremos o melhor plano diretor para a cidade”.

Veja o discurso, na íntegra, do prefeito de Fortaleza, José Sarto Nogueira: