O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense, desta segunda-feira (14), iniciou dando destaque às mudanças nas bancadas dos partidos com assento na Câmara dos Deputados, após a janela partidária, que começa no dia 3 de março e termina em 1º de abril.

Algumas agremiações aumentarão sua representatividade. O PL saltará para 65 deputados; União Brasil para 61; PT para 54; e Progressistas (PP) para 52. Entretanto, outras siglas perderão parlamentares – PSDB sai de 32 para 27; PDT de 25 para 22; PROS de 10 para 7; e PTB de 10 para 5.

A Câmara Municipal de Fortaleza vai instalar o processo de cassação do mandato do vereador Ronivaldo Maia (PT), protocolado pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). O petista esteve preso até o último dia 1º de fevereiro e cumpre prisão em regime domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica. No último mês de novembro, Ronivaldo foi preso por tentativa de feminicídio com uma pessoa com quem mantinha um relacionamento extraconjugal.

A médica Mayra Pinheiro comunicou oficialmente nesta segunda-feira (14), em suas redes sociais, que deixou a Secretaria da Gestão do Trabalho e da Gestão da Saúde, do Ministério da Saúde, para ser candidata a deputada federal pelo Ceará. Mayra é cearense, filiada ao Partido Liberal e há três anos era Secretária do Ministério da Saúde, quando ficou conhecida como “Capitã Cloroquina” por defender o tratamento precoce contra o novo coronavírus (Covid-19).

Ela resolveu se antecipar ao prazo de desincompatibilização, que termina no próximo dia 2 de abril, para concorrer ao mandato de deputada federal pelo Ceará. Mayra já disputou duas vezes as eleições: a primeira em 2014, para deputada federal, quando obteve 25.835 votos ficando longe da suplência, e, ainda, em 2018, também pelo PSDB, para senadora, quando conseguiu 882.019 votos e ficou em quarto lugar.

O comando do PL no Ceará continua com Acilon Gonçalves, prefeito do Eusébio. A decisão foi do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto e anunciada na última sexta-feira (11), quando baixou ato renovando por mais dois anos a permanência de Acilon no comando da Comissão Provisória do partido no Ceará. A decisão acabou frustrando alguns filiados que são aliados do presidente Bolsonaro e estavam certos de que iriam assumir a presidência do partido já na sexta-feira (11), quando terminava o mandato dos membros da Comissão Provisória. É o caso do deputado estadual André Fernandes que, em informações a este Blog, já estaria tratando de novas filiações ao PL, sobre seu comando, e traçando estratégias para o partido, que tem o presidente Bolsonaro como filiado.

O senador Jaques Wagner (PT/BA), em entrevista dada ao jornal O Globo, recomendou a correligionários petistas calçarem a “sandalinha da humildade”. Na ocasião, o baiano afirmou que ainda “não está pacificada” a questão de Geraldo Alckmin (sem partido) como candidato à vice-presidente de Lula (PT) nas eleições presidenciais deste ano, mas admite que o ex-governador de São Paulo acabará sendo companheiro de chapa do ex-presidente.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta segunda-feira (14/02):