Os cursos têm carga horária de entre 8 e 12h/a com direito à certificação. Foto: PMF.

A Prefeitura de Fortaleza está oferecendo 1.395 vagas em vários cursos profissionalizantes que podem abrir portas para quem deseja abrir seu próprio negócio.

As capacitações são realizadas pelos Programas Fortaleza Capacita e Nossas Guerreiras, nas áreas como marketing, finanças, planejamento, vendas e elaboração de plano de negócios.

Os cursos são totalmente gratuitos e têm carga horária de entre 8 e 12h/a com direito à certificação.

São 39 turmas, sendo 18 online e 21 presenciais distribuídas em bairros nove bairros, são eles: Conjunto Ceará, Barra do Ceará, Barroso, Bom Jardim, Mucuripe, Jardim das Oliveiras, Jardim Iracema, Antônio Bezerra e Canindezinho.

Os cursos são direcionados para pessoas acima de 18 anos, empreendedores ou que desejem montar o seu negócio. Já os cursos de elaboração de propostas de negócios são destinados para mulheres que desejam participar do Programa Nossas Guerreiras.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), que está a frente dessa ação em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Ceará (Sebrae), informa que vem seguindo todas as ações preventivas, orientando o distanciamento mínimo, uso de máscara limpeza e desinfecção das superfícies, além da disponibilização de álcool em gel. Conforme a SDE, a programação das capacitações está sujeita à alteração.

Fortaleza Capacita

O Programa Fortaleza Capacita é fruto de um convênio de cooperação técnica entre Prefeitura de Fortaleza e Sebrae, com duração de 12 meses. Nesse período, serão realizadas ações conjuntas para qualificar mais de 30 mil empreendedores de Fortaleza, sendo 25 mil por meio de capacitações gerenciais e outros 5.640 através de consultorias.

Nossas Guerreiras

O Programa Nossas Guerreiras tem o objetivo de fornecer crédito orientado de até R$ 3 mil para 17 mil mulheres de baixa renda, maiores de 18 anos, prioritariamente chefes de família e que desejem empreender. O Programa continua com inscrições abertas, o cadastro pode ser realizado pelo site Nossas Guerreiras. Para participar é preciso ser hipossuficiente em renda e não ter sido beneficiada com recursos em edições de programas ou projetos similares da Prefeitura. Para se inscrever é preciso, primeiro, ter feito o curso Elaboração de Proposta de Negócios, que é gratuito e tem duração de 8h/a, realizado em formato on-line ou presencial.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.