Sede da Polícia Federal em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil.

O delegado Paulo Maiurino, após dez meses de serviço, não é mais diretor-geral da Polícia Federal que agora passa a ser comandada por Márcio Nunes de Oliveira. A mudança foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (25/2) em Portaria assinada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Márcio Nunes de Oliveira atuava como secretário-executivo do Ministério da Justiça e já havia sido superintendente-regional da PF no Distrito Federal entre maio de 2018 e abril deste ano.

Após a publicação da Portaria, o ministro da Justiça, Anderson Torres, afirmou que o ex-diretor-geral da PF foi deslocado para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

Essa é a quarta troca de comando da Polícia Federal no governo Bolsonaro. A mudança mais ruidosa ocorreu quando o presidente decidiu substituir o delegado Maurício Valeiro pelo então diretor da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem, no comando da PF.

O episódio provocou o rompimento do então ministro da Justiça, Sergio Moro, com o governo que acusou o mandatário de tentar interferir na Polícia Federal. A nomeação de Ramagem foi barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, Bolsonaro então nomeou Rolando Alexandre de Souza que permaneceu no cargo até abril do ano passado para entrada de Maiurino.

Perfil

O novo diretor-geral da PF é delegado da instituição desde 2003. Ele ocupava a secretaria-executiva do Ministério da Justiça, o segundo posto mais importante da pasta. Antes, ele esteve como superintendente da PF no Distrito Federal, entre 2018 e 2021. Em sua carreira na PF, Nunes já chefiou a Divisão de Controle de Produtos Químicos e o Serviço de Análise de Dados de Inteligência Policial da Divisão de Repressão a Crimes contra o Patrimônio e ao Tráfico de Armas.

Fontes: sites ConJur e Agência Brasil.