A solenidade contou com a presença da vereadora Estrela Barros (Rede); do gerente estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Arquimedes Pinheiro; do pastor da Igreja Vida Plenitude, Henry Teixeira. Foto: André Lima.

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou sessão solene, na noite de quarta-feira (16), para a entrega do título de cidadão de Fortaleza ao senhor Wander Clayton de Alencar, proposto pelo projeto de Decreto Legislativo 89/2021, de autoria da vereadora Estrela Barros (Rede). A solenidade foi presidida pelo vereador Márcio Martins (PROS).

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, a vereadora Estrela Barros disse que ”nada mais justo e merecedor do que conceder esse título de cidadão a esse guerreiro. Sua vida é ajudar as pessoas em qualquer situação. Ele é meu suplente e um presente de Deus! Veio do Paraná para somar. É uma pessoa iluminada que vem contribuindo para a cidade de Fortaleza, mas notadamente para a Sapiranga, pois tem um olhar humano. É com muito orgulho que venho reconhecer esse belíssimo trabalho que você Wander vem realizando em nossa cidade. Você é merecedor de receber esse título!”, disse.

Após receber o título de Cidadão, Wander de Alencar, agradeceu à vereadora Estrela Barros.

”Cheguei em Fortaleza aos 6 anos e fui viver com meus tios, sempre tive que provar para as pessoas que era capaz. Eu sou uma pessoa que trabalho muito por Fortaleza. Passei por muitas dificuldades, mas nunca desisti, sem passar por cima de ninguém, ocupar espaço de ninguém. Vivo no meu lugar que é a Sapiranga, lugar que eu amo e me orgulho. Tudo que eu posso fazer para elevar meu bairro eu faço. Todo dia vou dormir pensando o que posso fazer no dia seguinte pela Sapiranga. Venho lutando para que a vida das pessoas melhorem e hoje estamos não só em Sapiranga, mas no Curió, Álvaro Weyne e outros bairros da cidade. Estou muito feliz com essa homenagem e sou agradecido pela presença de vocês, pois sei que confiam em mim e no meu trabalho. Esse título me traz mais responsabilidade para trabalhar por Fortaleza!” concluiu.

Perfil 

Wander Clayton de Alencar, nascido na cidade de Pinhão, no Paraná, veio para Fortaleza aos 6 anos de idade com seu pai e irmão, passou a morar na casa de seus tios e cresceu na companhia de 5 primos. Sempre envolvido com esporte, fazia parte do time de basquete do Colégio Justiniano de Serpa, era membro do grêmio estudantil e jogador do BNB clube.

Em 2002, conheceu o futebol de subúrbio do bairro Sapiranga, onde se destacava como artilheiro e era carinhosamente chamado de Finazi. Com a prática do futebol, surgiu a vontade de dar aulas para crianças em situação de vulnerabilidade, tendo como destaque o jogador do Ceará conhecido como Buiú.

Em 2013, formou a escolinha de basquete Alvorada Rays que hoje participa da Liga de Basquete Cearense. Mas ainda era pouco para ele que sempre via a necessidade de fazer muito mais. Em 2014, devido o alto índice de violência e homicídios na Sapiranga, Wander se viu na obrigação de tentar fazer mais para mudar a situação em que o bairro se encontrava, foi ai que no dia dos pais, junto ao seu filho Matheus Alencar, iniciou uma campanha chamada Eu Quero Paz na Sapiranga, milhares de pessoas aderiram à campanha e passaram a pedir paz.

Wander realizou uma passeata histórica no bairro 21 de março, reunindo aproximadamente 3 mil pessoas, um ato de fé e coragem. Iniciou ali o seu projeto com torneios de futebol masculino e feminino, já que o esporte era o seu ponto forte.

Incansável e visionário, criou o Garota Sapiranga, evento que tinha a intenção de levar representantes de cada localidade da comunidade para disputar o título da mais bela do bairro, foi um verdadeiro sucesso. Wander Alencar veio para Fortaleza ainda criança, cresceu admirando e prestigiando a cultura nordestina, prestigiava festivais de São João e se deliciava com as comidas típicas, tornando-se um apaixonado pela cidade.

Foi aí que deu o pontapé para reacender o festival mais tradicional que a Sapiranga tinha e que há anos não acontecia, o Festival de Quadrilhas do Conjunto Alvorada, hoje conhecido como Sapiranga Junino. O evento entrou para o ranking dos melhores festivais de Fortaleza reconhecido pela Fequajuice.

Wander é presidente do Instituto Amores, que atende cerca de 230 crianças nas modalidades de judô, muay thai, basquete e futebol, reserva seu tempo a cuidar e dar oportunidade para crianças e adolescentes da comunidade, leva serviços de cidadania e informação aos mais carentes. Wander Alencar ama e luta por Fortaleza, busca uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

Fonte: Câmara Municipal de Fortaleza.