Zezinho utilizou a tribuna da Casa, na manhã desta quarta-feira (09), em clima de pré-candidatura. Foto: Reprodução/Instagram.

Recém-saído do Governo Camilo Santana, e ainda membro do Partido Democrático Trabalhista (PDT) até meados do mês de março, o deputado Zezinho Albuquerque retornou à Assembleia Legislativa, durante sessão ordinária desta quarta-feira (09), quando se lançou como candidato a governador do Ceará. Pai do presidente estadual do Progressistas (PP), o deputado federal AJ Albuquerque, o pedetista deve se colocar como postulante ao cargo no Executivo cearense pela sigla aliada. Antes de ir para a Secretaria das Cidades no início do segundo Governo de Camilo Santana, Zezinho foi em três oportunidades, ao longo de seis anos, presidente do Poder Legislativo cearense.

Albuquerque justificou sua vontade de ser candidato ao Governo do Estado uma vez que outras pessoas já estariam fazendo isso, destacando que está se colocando como pré-candidato com responsabilidade. “Estou colocando meu nome à disposição do Estado do Ceará. À disposição do eleitor, da mulher que sofre, do cidadão que precisa de emprego, de apoio do Governo cearense. É uma coisa que vai demorar muito, temos que vencer vários obstáculos até lá. Temos que trabalhar diuturnamente pelo Ceará”, disse.

Apesar de estar filiado ao PDT desde 2015, e de em 2014 ter sido um dos nomes sondados para a disputa ao Governo do Estado, Zezinho Albuquerque não entrou na relação das lideranças pedetistas como pré-candidato ao Palácio da Abolição neste ano. Os líderes do partido indicaram o ex-prefeito Roberto Cláudio, a vice-governadora Izolda Cela, o deputado federal Mauro Filho e o presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

Zezinho está no PDT, mas tudo indica que ele ingresse no PP durante a “janela partidária”, que terá início em março e se encerra no início de abril. O partido tem sido citado pelo grupo governista, ao lado de PSD e PT, como agremiação com potencial de indicar o nome do postulante a vice-governador da base aliada. Isso, inclusive, foi colocado pelo senador Cid Gomes durante entrevista coletiva realizada sábado (05) na sede do PDT.

Durante uso da tribuna, na manhã desta quarta-feira (09), Zezinho afirmou que pretende ajudar o Estado muito mais e pediu o apoio de todos os cearenses para dar continuidade ao projeto de desenvolvimento do Ceará. “Vou continuar ajudando todo o Estado, muito mais do que ajudei até agora, para resolver os problemas do Ceará. Quero que esse projeto que aí está, comandado hoje pelo Cid, Ciro e pelo Camilo, tenha continuidade, pois está dando certo, com uma solidez financeira”, disse.

Camilo Santana

O deputado garantiu que fará as correções que forem necessárias na administração estadual. “Se estou errado, os colegas discutam isso, mas, se estou certo, preciso do apoio desses colegas e, principalmente, de toda a população. Vou a todos os municípios do estado Ceará, vou continuar visitando e dando minhas entrevistas. Faço isso com o conceito de que estou fazendo a coisa certa, voltada para o povo do nosso Estado”, pontou.

O deputado enalteceu também as ações do Governo do Estado, desde a gestão de Cid Gomes (PDT) até a atual, com o Camilo Santana, como a construção de hospitais regionais, reforma de unidades de saúde, rodovias, e Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa). “Essas são coisas que transformaram o nosso Estado. Quando imaginaríamos que o Ceará ia ter uma siderúrgica, com milhares de empregos. Isso é fruto de compromisso”, avaliou.

Veja trecho do discurso do deputado José Albuquerque: