De acordo com a autora, a iniciativa garante a inclusão e o direito à aprendizagem, contribuindo para a preparação do aluno e favorecendo a sua inserção no mercado de trabalho. Foto: CMFor

A educação é uma das portas para o mercado de trabalho, que muitas vezes exige qualificação. Para aqueles que não concluíram os estudos, esse acesso é ainda mais difícil. Dentro desse contexto, a vereadora Estrela Barros (REDE) apresentou na Câmara Municipal de Fortaleza o projeto de indicação nº 1640/2021, que visa implementar a qualificação profissional na política da Educação de Jovens e Adultos – EJA.

EJA é uma modalidade de ensino destinada aos jovens, adultos e idosos que não tiveram acesso à educação na escola convencional na idade apropriada.

Ela permite que o aluno retome os estudos e os conclua em menos tempo. Com a proposição, além de poder concluir os estudos, os alunos vão ter acesso à qualificação profissional para atuar em diferentes áreas, possibilitando assim melhores oportunidades no mercado de trabalho.

O projeto encontra-se na Comissão de Legislação, aguardando o parecer do relator. Sendo aprovado pelo colegiado é encaminhado para votação em Plenário. Caso os vereadores aprovem, a matéria é enviada ao Executivo para dar ciência. Por se tratar de um Indicativo, é preciso que o prefeito José Sarto (PDT) encaminhe mensagem ao Legislativo, a fim de que a proposição seja regulamentada e possa ser executada de fato.

De acordo com a autora, a iniciativa garante a inclusão e o direito à aprendizagem, contribuindo para a preparação do aluno e favorecendo a sua inserção no mercado de trabalho. ”É uma proposta inovadora de reorganização da oferta da modalidade EJA com alternativas metodológicas que adequem tempos pedagógicos e espaços de aprendizado aos interesses, necessidades e saberes dos alunos, construindo novas perspectivas de qualificação profissional”, afirma Estrela Barros na justificativa do projeto.

Fonte: Câmara de Fortaleza