Na noite de ontem (10), o prefeito do município de Fortaleza, José Sarto (PDT) publicou em sua conta no twitter respostas às declarações feitas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), criticando a condução feita por governadores petistas durante o período da pandemia em alguns estados brasileiros.

De acordo com Jair Bolsonaro as ações dos chefes Executivos Estaduais foram de assombrar e comentou que se estivesse um petista na Presidência, o Brasil estaria neste momento como uma Venezuela. O presidente esclareceu ainda, que ele é a figura mais importante do país no momento atual.

”Eu acredito que eu sou a pessoa mais importante do Brasil no momento. Se tivesse no meu lugar um petista, eu acho que esse Brasil já era uma Venezuela. Porque o que governadores petistas fizeram nos seus respectivos estados foi algo de assombrar, como Bahia por exemplo, e outros estados de esquerda também, como o Ceará, entre tantos outros dos nove que temos aí”, criticou Bolsonaro em entrevista realizada pela Grupo Jovem Pan, veiculada na última segunda-feira (10).

O prefeito de Fortaleza disse que o verdadeiro assombro é o negacionismo, e que os gestores verdadeiramente dedicados a combater a pandemia trabalham dia e noite para conseguir mais vacinas, leitos e ações de proteção social.

”De assombrar é estimular o uso de medicamentos sem comprovação científica, ir contra o uso de máscara, provocar aglomerações no auge da pandemia, boicotar e atrasar aquisição de vacinas, aproveitar todas as oportunidades para desencorajar a população a se imunizar contra a Covid. Enquanto isso, os gestores verdadeiramente comprometidos com a superação da pandemia estão trabalhando dia e noite para vacinar a população, assegurar testes, leitos para pacientes e ações de proteção social. Essa é a luta que devemos travar diariamente contra o verdadeiro assombro que é o negacionismo!”, rebateu Sarto.

Aproximação com o PT

A defesa feita por Sarto ao Partido dos Trabalhadores se dá num momento de proximidade com parlamentares cearenses da sigla. Recentemente, o Blog do Edison Silva publicou matéria mostrando que a oposição petista evitava críticas mais contundentes ao prefeito Sarto e votava, na maioria das vezes, com o Governo.

Em algumas situações, vereadores petistas foram vistos até em solenidades públicas ao lado do chefe do Poder Executivo. Com isso, devem reduzir contrariedades à gestão a partir deste novo momento. A oposição ao Governo, de fato, deve ser tocada pelos parlamentares da ala bolsonarista que fazem parte do grupo liderado no Ceará pelo deputado federal Capitão Wagner (PROS).