Leonel Brizola ao lado de Ciro Gomes durante campanha eleitoral. Foto: Divulgação.

Filiado há pouco mais de seis anos no Partido Democrático Trabalhista (PDT), o grupo político liderado no Ceará pelo presidenciável Ciro Gomes e por seu irmão, o senador Cid Gomes, detém a maior representatividade da legenda em um Estado, com capilaridade em todos os municípios cearenses.

Neste dia 22 de janeiro, parte deles lembrou o centenário de nascimento do líder socialdemocrata, Leonel Brizola.

Cid Gomes destacou que sempre lembra de Brizola quando o Ceará ganha um prêmio pelo bom desempenho na Educação. De acordo com ele, a obstinação do líder pedetista com o tema foi a fonte de inspiração para os investimentos feitos na área. “Bastaria este legado para ele ser um dos grandes brasileiros da história. Mas deixou também exemplos de dignidade, coragem, respeito à democracia e aos companheiros. Hoje ele faria 100 anos. Viva Brizola”, disse.

O prefeito de Fortaleza, Sarto, também destacou o centenário de Brizola em suas redes sociais. Segundo disse, o ex-líder do PDT construiu um legado de defesa da democracia e luta por igualdade, “que sempre enalteceu a Educação como caminho para emancipação social. Brizola é referência de dedicação a valores tão necessários em qualquer tempo”, afirmou.

Ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio também se manifestou sobre o centenário de Brizola. “Sem dúvidas, foi um dos maiores líderes políticos do nosso país, homem que deixou um marco na Educação. Brizola está na história, na mente e no coração de cada um de nós brasileiros”, disse o presidente do PDT de Fortaleza.

Vice-presidente nacional do PT, o deputado federal José Nobre Guimarães também se posicionou sobre o assunto. Em suas palavras, Brizola foi “o verdadeiro mito”, em alusão a alcunha que admiradores deram ao presidente da República, Jair Bolsonaro. O petista publicou mensagem do ex-presidente Lula sobre aquele que foi por algum tempo seu aliado político. “Suas ideias estão nas nossas mentes e corações”, disse o petista.

“Leonel Brizola é exemplo de luta contra as desigualdades. Usou a política nas transformações sociais e a educação, principal instrumento. Este ideário está vivo no PDT e faz parte do projeto de Ciro Gomes para o Brasil”, afirmou o deputado federal Leônidas Cristino (PDT).

Para o deputado Salmito Filho (PDT), no centenário de Brizola é preciso celebrar “a rebeldia e a esperança”. “Com Ciro Gomes honramos a memória de Brizola construindo a esperança rebelde de um Brasil próspero e com oportunidades sociais iguais para todos”.

Durante convenção nacional do PDT, na sexta-feira (21), o presidenciável Ciro Gomes também destacou o legado de Brizola para o País. O pedetista afirmou que almeja uma democracia aperfeiçoada e modernizada, o que em suas palavras, poderia acontecer em 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil e centenário “do nosso líder imortal, Leonel Brizola”. Ele também afirmou querer  “continuar, ampliar e modernizar a grande obra de Brizola em várias áreas”.