Ato da exoneração de Cláudio Pinho. Foto: Reprodução/DOM.

Foi publicada no Diário Oficial de Fortaleza, desta segunda-feira (03), a exoneração de Francisco Cláudio Pinto Pinho da secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Capital. A saída foi a pedido do ex-secretário.

Ontem, antes da publicação da edição do Diário Oficial, o prefeito José Sarto (PDT) publicou uma nota agradecendo os serviços prestados por Pinho na Prefeitura de Fortaleza.

“Agradeço ao Cláudio Pinho pelo importante trabalho que desempenhou à frente da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, contribuindo com medidas de enfrentamento à pandemia, pacote de proteção social e ações de segurança alimentar, capacitação e inclusão social“, escreveu o prefeito.

Cláudio Pinho é ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Assumiu, em 2021, a pasta de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Capital. É visto, por membros do grupo governista estadual, como um dos potenciais nomes a ser eleito para a Assembleia Legislativa, neste ano, sendo apoiado pelo prefeito Sarto.

Outro secretário, como Rodrigo Nogueira, do Desenvolvimento Econômico, que pretendem entrar na disputa eleitoral em 2022, continua nos quadros da Prefeitura.

O método adotado por José Sarto é similar ao do governador Camilo Santana (PT), em exonerar membros de suas gestões, que pleiteam se candidatar para algum cargo em 2022. No âmbito estadual, as saídas se deram, ainda, em 2021.