Secretária Lia Gomes, irmã de Ciro Gomes, deve tentar uma das 46 vagas na Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Reprodução/Facebook.

Pelo menos cinco secretários do Governo do Estado do Ceará deixam a gestão do governador Camilo Santana (PT) este ano para disputar as eleições gerais do próximo ano. O chefe do Poder Executivo, há algumas semanas, afirmou que exoneraria até o fim de 2021 aqueles que pretendem concorrer a cargo eletivo no pleito de 2022. O próprio Camilo, pretenso candidato da base governista ao Senado, deve se desincompatibilizar do cargo até dois de abril próximo.

Dentre os nomes que deixam seus cargos estão: secretário de Cidades, o deputado licenciado Zezinho Albuquerque (PDT), que volta ao Parlamento. Ex-presidente da Assembleia Legislativa, o gestor já se despediu dos servidores da Secretaria e deve se filiar ao Partido Progressistas (PP) durante a chamada “janela partidária”, no próximo ano, com vista a se consolidar com nome forte para a disputa eleitoral. Deputado federal AJ Albuquerque é o presidente estadual do PP.

Alguns aliados de Zezinho Albuquerque falam que ele poderia ser um bom quadro para o grupo aliado no Poder Executivo, como candidato a vice-governador, por exemplo. Ele foi o único presidente da Assembleia Legislativa que comandou a Casa durante três mandatos consecutivos.

O secretário do Desenvolvimento Agrário, Francisco De Assis Diniz, que foi presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) antes de assumir a pasta, já anunciou que deixará o comando da Secretaria. Com atuação em todas as regiões do Ceará, o petista tem como prioridade para 2022 a disputa a uma das 46 vagas na Assembleia.

Camilo Santana

Tido como um dos quatro nomes do PDT à disputa para o Governo do Estado, o secretário do Planejamento, Mauro Filho, retornou ao Governo no último dia 17 de dezembro e deve deixar o cargo neste fim do mês. Nos últimos anos, o gestor se dividiu entre sua função parlamentar na Câmara dos Deputados e o cargo na gestão do governador Camilo Santana.

O secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará, o ex-senador Inácio Arruda, do PCdoB, é outro nome a deixar os quadros do Governo para a disputa eleitoral de 2022. Também sai da gestão Camilo a secretária executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes (PDT), irmã do presidenciável Ciro Gomes, que deve tentar ingressar nos quadros da Assembleia Legislativa do Ceará.

As exonerações foram publicadas no Diário Oficial do Estado por volta das 22 horas desta quinta-feira (30). Foto: Blog do Edison Silva