O presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do aliado em uma rede social. Foto: Reprodução

O astrólogo e escritor Olavo de Carvalho, 74 anos, morreu na madrugada nesta terça-feira (25/01) os Estados Unidos, em Richmond, estado da Virgínia, onde estava internado. A causa da morte não foi informada pela família, mas dias atrás ele tinha sido diagnosticado com Covid-19.

Nascido em Campinas em 1947 e considerado “guru” do bolsonarismo mais radical, Olavo de Carvalho apresentava-se como filósofo, sem ter formação na área.

O presidente Jair Bolsonaro lamentou a morte do aliado em uma rede social. “Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o filósofo e professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros”, disse.

Olavo de Carvalho, conhecido por sua feroz oposição a posições de esquerda, foi adotado pelos bolsonaristas mais radicais. Exemplo disso é um dos filhos do presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL/SP).

O escritor também foi responsável pela indicação do primeiro ministro da Educação do atual governo, Eduardo Vélez Rodrigues, depois substituído por outro radical de direita, Abraham Weintraub. O ex-chanceler Ernesto Araújo também foi influenciado pelo discurso de direita disseminado por Carvalho. Todos estão fora do governo e praticamente rompidos com o bolsonarismo.

Fonte: site Conjur