Na comparação com presidentes anteriores, foi o pior desempenho de um chefe de Estado desde a redemocratização. Foto: Reprodução.

Dados do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB) indicam que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o chefe de governo com menor percentual de aprovação de projetos submetidos ao Congresso desde a redemocratização. O pior desempenho foi registrado neste ano.

Segundo levantamento do OLB, projeto ligado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 2021 Bolsonaro obteve aprovação de apenas 28% dos projetos que remeteu ao Legislativo. Na comparação com presidentes anteriores, foi o pior desempenho de um chefe de Estado.

De acordo com o gráfico divulgado no site do observatório, o melhor resultado da atual gestão ocorreu em 2020, ano em que conseguiu aprovação de 43%, na esteira de projetos como o Auxílio Emergencial.

Já em 2019, primeiro ano do governo Bolsonaro, o percentual foi menor: apenas 30% dos textos enviados aos parlamentares foram aprovados.

Para ilustrar o baixo aproveitamento das iniciativas do atual governo, o governo do ex-presidente Itamar Franco, por exemplo, chegou a aprovar 85% das propostas em 1993, no pico do desempenho daquela gestão. Na era Fernando Henrique Cardoso, houve aprovação de 83% em 1994 e 2001.

Já o ex-presidente Lula obteve 90% em duas ocasiões: 2003 e 2007. O governo de Dilma Rousseff teve seu melhor desempenho em 2012, com 65% de projetos aprovados, enquanto Michel Temer viu 67% de suas propostas passarem no Legislativo em 2017.

Fonte: site ConJur.