Artistas do Ceará agraciados: Amelinha, Belchior (in memoriam), Ednardo, Fausto Nilo, Raimundo Fagner e Rodger Rogério. Foto: Reprodução.

Começou nesta terça-feira (14/12) a Semana do Ministério Público do Estado do Ceará (SMP) 2021, dia que é comemorado o aniversário do Ministério Público Brasileiro. Com o tema “Os desafios do Ministério Público no cenário pós-pandemia”, o evento contará com homenagens, apresentação cultural e palestras com membros do MPCE e convidados de instituições cearenses e de outros estados.

Terça-feira (14/12)

As atividades foram iniciadas às 15h com a Sessão Solene do Colégio de Procuradores de Justiça. A partir das 17h30 teve a homenagem de entrega da medalha comemorativa dos 130 anos do MPCE aos cantores e compositores que participaram do movimento sociocultural “Pessoal do Ceará”, na década de 1970.

Os agraciados foram Amelinha, Belchior (in memoriam), Ednardo, Fausto Nilo, Raimundo Fagner e Rodger Rogério. Na sequência, para encerrar o primeiro dia da SMP 2021, o cantor cearense Marcos Lessa interpretou canções que marcaram o movimento, que completará 50 anos em 2022 e continua sendo referência da produção cultural local e nacional.

Quarta (15/12) e Quinta-feira (16/12)

Nos dias 15 e 16, a programação será dedicada à parte acadêmica do evento, com palestras conduzidas por coordenadores e integrantes dos Centros de Apoio do Ministério Público Cearense. Dentre os assuntos, destaque para fiscalização da execução das medidas socioeducativas em meio aberto, eleições 2022, inclusão digital e saúde mental. No dia 16, a partir das 19h, também será realizada a cerimônia de entrega do 3º Prêmio MPCE de Jornalismo.

Sexta-feira (17/12)

Na sexta-feira (17), quarto e último dia da SMP 2021, a programação inicia com o lançamento da Revista Acadêmica do MPCE, às 9h. Logo na sequência, haverá a entrega dos títulos de Professora Emérita da Escola Superior do Ministério Público e de Professor Honoris Causa da ESMP. Na ocasião, serão agraciados, respectivamente, a procuradora de Justiça do MPCE, Maria Magnólia Barbosa da Silva, e o procurador-chefe do Mecanismo Residual Internacional para Tribunais Penais da Organizações das Nações Unidas (ONU), Serge Brammertz.

Às 10h15, Serge Brammertz, inclusive, ministrará a palestra magna do evento, com o tema “Justiça Penal Internacional: conquistas e desafios”. Às 11h30, haverá ainda apresentação do poeta Bráulio Bessa e, às 12h30, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, fará o encerramento oficial da SMP 2021.

Fonte: MPCE.