A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados. Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil.

A Câmara dos Deputados retomou nesta semana o programa de visitação institucional interrompido em 2020 em decorrência da pandemia. Até o dia 28 de janeiro de 2022, turistas e visitantes que estiverem em Brasília poderão visitar as dependências da Câmara dos Deputados.

Apenas o programa de visitação da Câmara foi retomado. No Senado Federal, as visitas apenas são oferecidas na modalidade virtual.

O visitante poderá conhecer o Plenário da Câmara, onde são tomadas as decisões políticas do País, e visitar parte do acervo artístico da Casa, que inclui a obra “Os Candangos”, de Di Cavalcanti; o mobiliário modernista exclusivo; os azulejos de Athos Bulcão; os painéis de Marianne Peretti; e a escultura de Alfredo Ceschiatti.

Karin Matuschke foi uma das primeiras a aproveitar a oportunidade. “As pessoas estão começando a voltar a fazer visitas turísticas, e conhecer o Congresso é sempre uma oportunidade única. Eu tenho família pela Europa, pelos Estados Unidos e pela América Latina toda e eu sempre trago eles para cá e sempre considero que a visita ao Congresso é um dos melhores programas que tem. Seja pelas obras de arte, seja pela história, seja para conhecer um pouco mais da política nacional.”

Protocolo sanitário
As visitas foram retomadas em caráter experimental de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Os grupos são reduzidos e é fundamental o agendamento prévio.

A entrada só é permitida para os visitantes que apresentarem comprovante de vacinação e o uso de máscara é obrigatório durante todo o passeio.

O acesso dos visitantes é feito pela Chapelaria da Câmara, localizada abaixo das duas rampas principais do Congresso.

Outros requisitos

  • bermudas, shorts e chinelos são proibidos tanto para homens quanto para mulheres;
  • é proibido portar armas ou qualquer objeto que possa causar acidentes ou lesões, bem como fazer uso de bebidas alcoólicas;
  • as visitas seguem diferentes roteiros, considerando a possibilidade de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães e orientações de segurança. Em situações especiais, os roteiros podem sofrer alterações ou ser interrompidos.

Contatos
Os interessados podem ligar, de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas, no 0800-0-619-619; acessar o serviço Fale Conosco ou as redes sociais do programa no Instagram e Facebook.

Fonte: Agência Câmara de Notícias.