Plenário da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Miguel Martins/Blog do Edison Silva.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620), desta quinta-feira (23), começou dando destaque ao reajuste salarial de 10,74% que 19 categorias de servidores do Estado do Ceará terão em 2022. Os deputados aprovaram a proposta do Poder Executivo na madrugada desta quinta-feira (23).

A gratificação será concedida em duas parcelas – uma de 5,37% em janeiro, e outra, também de 5,37% em maio do próximo ano.

Outro projeto outorgado pelos parlamentares versa sobre o aumento do subsídio, no mesmos moldes dos servidores – (10,74%), do governador e vice-governador. O montante pago ao chefe do Poder Executivo ficará pouco mais de R$ 19 mil, enquanto o da vice ficará em R$ 14 mil.

Outras matérias foram aprovadas na quarta-feira (22) como a criação de novas promotorias e cargos na estrutura do Ministério Público do Ceará, bem como, a garantia de plano de saúde a membros da Defensoria Pública Estadual.

Na noite desta quinta-feira (23) se deu o encerramento da última sessão ordinária do ano da Assembleia Legislativa. O presidente da Casa, Evandro Leitão (PDT), fez um balanço das atividades e das ações realizadas pela ALECE.

O governador Camilo Santana (PT) assinou ato de recondução do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, cuja posse será dia 05 de janeiro de 2022, para um novo mandato. Manuel Pinheiro foi o primeiro da lista tríplice enviada ao govenador do Estado.

Na próxima semana, alguns secretários estaduais deixarão seus postos. É o caso do deputado federal Mauro Filho, secretário do Planejamento e Gestão; e de José Albuquerque, das Cidades. Ambos tentarão um novo mandato de deputado federal e estadual, respectivamente, no próximo ano. Na pasta das Cidades, o nome do ex-deputado Marcos Cals é ventilado a assumir o cargo.

Por fim, o noticiário abordou a respeito do União Brasil, partido que surge da fusão do DEM com o PSL. A nova agremiação, cujo volume de recursos de financiamento de campanha será o maior de todos, quer privilegiar candidaturas de deputados federais, a fim de aumentar seu poder de garantir uma soma “gorda” de recursos em eleições vindouras.

Poucos candidatos serão lançados a cargos executivos, pelo União Brasil, nos estados brasileiros. O presidente nacional do PSL, Luciano Bivar, deu “carta branca” à candidatura de Capitão Wagner ao Palácio da Abolição.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa de quinta-feira (23/12):