Conselho Tutelar em Fortaleza. Foto: Ascom/PMF.

Vereadores de Fortaleza homenagearam os conselheiros tutelares, pela comemoração do Dia do Conselheiro Tutelar, celebrado nesta quinta-feira (18). No dia anterior, os vereadores realizaram uma sessão solene.

Na sessão, Adail Júnior (PDT) foi o primeiro a destacar a data. O primeiro vice-presidente da Câmara Municipal afirmou estar empenhado em aprovar projeto de Indicação, o 1.425/2021, de autoria do vereador Bruno Mesquita (PROS), tratando sobre alterações na organização e funcionamento dos Conselhos Tutelares de Fortaleza. Disse torcer para que a proposição se transforme em mensagem do prefeito José Sarto (PDT).

Kátia Rodrigues (Cidadania), que já foi conselheira tutelar na capital, cobrou de seus colegas, do prefeito Sarto, do governador Camilo Santana (PT) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o reconhecimento da importância desse segmento da sociedade.

Ela agradeceu a realização da sessão solene na Câmara Municipal ocorrida na quarta-feira (17) em homenagem ao Dia do Conselheiro Tutelar.

Outro a atuar na área dos direitos da criança e do adolescente foi Emanuel Acrizio (Progressistas). O edil lembrou de ex-vereadores de Fortaleza, como Eulogio Neto, Mairton Félix e Leonelzinho Alencar, que atuaram como conselheiros tutelares e destacou a importância da classe. “É pelos conselhos tutelares a porta de entrada de crianças e adolescentes. É na mão de um conselheiro tutelar que as crianças estão protegidas nos finais de semana“.

Ele agradeceu o empenho do colega Adail Júnior, por ter proposto um projeto para aumentar o salário da categoria, em outra legislatura. O progressista ainda apontou melhorias no setor, principalmente na capital.

Fortaleza ainda precisa aumentar o número de conselhos tutelares. Precisamos fazer uma correção na eleição dos conselheiros tutelares, que é colocar urnas em todos os bairros da cidade“, sugeriu.

Veja o discurso do vereador Emanuel Acrízio: