Priscila Costa tem sido crítica da obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19 e ao chamado “passaporte sanitário”. Foto: CMFor.

O projeto de Indicação do líder do Governo Sarto na Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim (PDT), tem chamado atenção por defender que pessoas não vacinadas paguem os custos de internação por Covid-19.

Para a vereadora Priscila Costa (PSC), a proposta vai contra o que se propõe a Medicina, que é o cuidado com a população. A parlamentar chamou a medida de “absurda” e disse que o projeto não deve avançar na Casa.

“No que depender de mim, esse projeto jamais avança. Ele está defendendo que médicos sejam proibidos, impedidos de atender um pobre, alguém vulnerável que precisa do SUS, caso ele não esteja vacinado”, disse. “Olha o absurdo. É justamente o oposto do que se propõe a Medicina. O líder do prefeito Sarto está apresentando projeto para impedir de se colocar a saúde

De acordo com a proposta de Indicação de Rolim, todas as despesas médicas decorrentes do tratamento de pacientes que tenham optado por não se vacinar contra a Covid-19 deverão ser custeadas com recursos próprios do paciente.

A media diz ainda que são considerados não vacinados os indivíduos que, tendo sido convocados para a vacinação pela Prefeitura Municipal, deliberadamente não tenham comparecido ao procedimento de aplicação da vacina ou não tenham apresentado justificativa para a ausência na data da convocação pela Secretaria Municipal de Saúde.

“Estamos propondo que a Prefeitura possa identificar os pacientes internados por Covid que não tomaram a vacina por opção. Onde o enfermo possa, ao ser internado, em uma unidade de saúde municipal, ressarcir os cofres públicos. Acima de tudo, queremos fomentar o debate e reforçar a importância da vacinação, pois ela é a principal responsável pela diminuição dos casos”, justifica Gardel Rolim.