O evento acontecerá de forma virtual. Arte: TSE.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, lembrou, na sessão do pleno, os 50 anos do Dia da Consciência Negra no Brasil, celebrado em 20 de novembro.

Ele convidou a sociedade brasileira para acompanhar o debate ”Consciência Antirracista para a Democracia”, que será promovido de forma virtual pelo TSE na próxima segunda-feira (29).

Barroso destacou que a data foi comemorada pela primeira vez no país pelo movimento negro, em 1971, e enfatizou o simbolismo de lembrar o dia, um marco da luta desses brasileiros por direitos e do enfrentamento de um fato enraizado na biografia nacional, que é o racismo.

”Nós aqui no TSE, nos limites de nossas competências, temos procurado enfrentá-lo [o racismo]. A desigualdade racial no Brasil é escancarada por diversas estatísticas, que demonstram em todos os cantos que negros são desfavorecidos e marginalizados. E esse racismo também se manifesta no âmbito político eleitoral. O caráter estrutural do racismo não isenta cada um de nós de sua responsabilidade quanto a esse problema, que é um problema de todos”, destacou.

Evento

O debate ”Consciência Antirracista para a Democracia” acontecerá de maneira virtual, no dia 29 de novembro, próxima segunda-feira, às 17h, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube.

Participam do evento o presidente da Corte Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso; o ministro do TSE Benedito Gonçalves; a professora e filósofa Djamila Ribeiro; o advogado e professor Adilson Moreira; e a jornalista Aline Midlej.

Dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi oficialmente instituído mediante a Lei nº 12 519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião homenageia data da morte do líder negro Zumbi dos Palmares e é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira, bem como à realização de manifestações sociais que levantam questões sobre racismo, discriminação, igualdade social e a cultura afro-brasileira.

Fonte: TSE.