O vereador Gabriel Aguiar, do PSOL, (o segundo à direita) é defensor das causas ambientais. Foto: Divulgação.

A Câmara Municipal de Fortaleza contou com o vereador Gabriel Aguiar (PSOL) como representante na COP-26, Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática.

O evento tratou com os principais líderes mundiais sobre o clima e buscou estipular metas que minimizem a emissão de gases do efeito estufa. A COP-26 aconteceu na cidade de Glasgow, na Escócia.

Na Conferência, o vereador Gabriel Aguiar esteve juntou a outros representantes no debate que define o futuro do planeta e da humanidade. Vale ressaltar que o encontro acontece em meio a uma grave problemática do aquecimento global e o foco é fechar acordos mundiais para a diminuição da emissão de gases.

”Foram duas semanas de intensos debates e nós estamos aqui representando o legislativo de Fortaleza. Tive a oportunidade de conversar com governadores, prefeitos, deputados federais, estaduais e vereadores de várias cidades pra gente construir uma agenda climática no Brasil. Temos inúmeros desafios, pois segundo o relatório emitido pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, o planeta terra já aqueceu 1,1º celsius e se ultrapassarmos 1,5º celsius as consequências serão muito severas podendo colocar toda a cadeia terrestre em colapso”, disse o parlamentar.

Para o psolista, o país chegou à Conferência com baixa confiança das atenções internacionais já que o Brasil tem alcançado recordes de desmatamento. O país se comprometeu no evento em reduzir 50% da emissão de gases até 2030.

”É uma meta ainda muito baixa para capacidade do Brasil. Para o tamanho da demanda é necessário zerar 100% dos gases, devido a situação crítica que nos encontramos. Há interesses diversos e eles entram em conflito e daí a complexidade de uma política internacional sobre o tema”, apontou o vereador.

Com informações da CMFor.