O encontro reuniu a deputada estadual Isa Penna (Psol/SP), a ex-deputada federal Manuela D’avilla e a deputada estadual Augusta Brito (PCdoB/CE). Foto: ALECE.

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realizou, nesta segunda-feira (29/11), o I Encontro Estadual de Mulheres na Política. O evento aconteceu no auditório João Frederico Ferreira Gomes, 6º andar – anexo II.

O presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), e a procuradora Especial da Mulher, deputada Augusta Brito (PCdoB), reforçaram o compromisso de políticas públicas prioritárias e igualitárias para as mulheres de todo o Ceará, fortalecendo a interiorização da Procuradoria Especial da Mulher.

“Essa pauta da violência contra a mulher tem sido muito pertinente em todo o Brasil, infelizmente. Na Assembleia, temos buscado fazer nossa parte para atenuar esse grave problema. Ampliamos o serviço e fortalecemos a Procuradoria Especial da Mulher. Realizamos algumas parcerias, como com a Defensoria Pública e o Poder Judiciário, para que possamos receber essas demandas e dar os devidos encaminhamentos. É uma bandeira de todos nós dizer não à violência contra a mulher”, destacou Evandro Leitão.

A programação contemplou cinco mesas com diferentes temáticas e teve como objetivo ampliar e fortalecer as políticas públicas para mulheres. A mesa 1, tratou do tema “Participação da Mulher na Política no interior do Ceará: desafios e perspectivas”. Participaram: deputada Érika Amorim (PSD); a prefeita de Quiterianópolis e médica, Priscilla Barreto, e a presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Eliane Braz.

A mesa 2 começou com o tema “Violência Política Contra a Mulher”. O assunto debatido pela procuradora Especial da Mulher na AL e deputada, Augusta Brito (PCdoB); pela ex-deputada federal e jornalista Manuela D’avilla e pela deputada estadual Isa Penna (Psol/SP).

A mesa 3 abordou “Cotas de Gênero e Raciais nas Eleições de 2022”, com a participação da coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher na AL, Raquel Andrade; a co-vereadora pela Mandato Coletivo Nossa Cara, Louise Santana, e a desembargadora e juíza eleitoral do TRE, Kamille Castro.

A mesa 4 abordou o tema “Pobreza Menstrual”. As participantes: prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino; a secretária da Fazendo do Estado, Fernanda Pacobahyba, e a deputada federal Marília Arraes (PT/PE).

A mesa 5 debateu “Marketing Político para Mulheres”, com a participação da presidente da Câmara Municipal de Fortim, Kath Anne; especialista em marketing político, a jornalista Adriana Saboya, e a professora mestra em Comunicação Social, Zoralde Nunes.

Fonte: ALECE.