Os eleitores do Município de Jaguaruana/CE retornarão às urnas neste domingo (07) para eleger um novo prefeito e vice-prefeito. A eleição ocorrerá após o indeferimento do registro de candidatura de Flávia Façanha Silva Bezerra para o cargo de vice-prefeita do município nas eleições de 2020, por incidência da cláusula de inelegibilidade prevista no art. 1º, II, l, da Lei Complementar nº 64/90. A vice-prefeita eleita não se desligou de um cargo comissionado que ocupava como assessora parlamentar na Assembleia Legislativa do Ceará três meses antes das eleições.

Em abril, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, relator do processo, manteve o indeferimento do registro de candidatura de Flávia Façanha Silva Bezerra. Em agosto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por unanimidade, negou provimento ao Agravo regimental, mantendo decisão monocrática. Por consequência, o TSE anulou o pleito para prefeito(a) e vice-prefeito(a) em Jaguaruana e ordenou a realização de novas eleições majoritárias na cidade. O município é a quarta cidade cearense onde acontece eleições suplementares.

Neste pleito, que acontece domingo, o prefeito eleito, Roberto da Viúva (PDT), mas impossibilitado de tomar posse, candidatou-se novamente para disputar as Eleições Suplementares. O adversário dessa vez será o presidente da Câmara Municipal, Elias do Sargento (PCdoB), que assumiu interinamente à frente da prefeitura após a impugnação pela Justiça Eleitoral.

No último dia 28, durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Ceará, o deputado estadual Audic Mota (PSB) denunciou intimidações e casos de danos materiais na campanha eleitoral do município e solicitou até o envio de força-tarefa. De acordo com o parlamentar, nos últimos dias, um clima de insegurança tem preocupado a comunidade e lideranças políticas .”Policias à paisana foram até a casa de um dos postulantes, com intimidação. Em outro episódio, um PM fardado teria desligado o carro de som em um evento de campanha na rua da cidade”, disse.

Conheça os candidatos para as eleições suplementares no município: