Parlamentares do PT, PSOL e PCdoB foram às ruas em homenagem ao Dia da Consciência Negra e pelo “Fora Bolsonaro”. Foto: Reprodução/Redes Sociais.

O Dia da Consciência Negra foi marcado por manifestações em Fortaleza e em algumas cidades do Interior cearense. A principal pauta dos movimentos sociais e de partidos políticos de esquerda dizia respeito à gestão do Governo Bolsonaro, que segundo alguns parlamentares estaria retirando direitos das pessoas, em geral as negras da periferia urbana do País.

As manifestações em defesa da comunidade negra e pelo “Fora Bolsonaro” ocorreram com a participação de movimentos sociais e de parlamentares do PT, PSOL e PCdoB, além de representantes de outros partidos como o PCB, PSTU e UP.

De acordo com o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), é importante que haja unidade para que se adie um projeto fascista e racista no País. “Estamos aqui para dizer fora Bolsonaro, fascistas não passarão, racistas não passarão. Esse é um Governo contra o povo, especialmente contra o povo negro das periferias urbanas”.

A vereadora de Fortaleza, Larissa Gaspar (PT), foi na mesma linha de Roseno, afirmando que os protestos tinham como pauta a luta contra o racismo e contra a gestão do presidente Jair Bolsonaro. A parlamentar lembrou que neste ano foi aprovado projeto de Lei de sua autoria que estabelece 20% das vagas em concursos públicos municipais para a população negra, além da legislação que estabelece o Dia Municipal de luta contra o encarceramento negro, a ser comemorado em todo 20 de junho. “Estamos firmes, com muita energia e afeto, para virar essa página triste da história”, comentou.

“É exatamente a população negra quem tem sofrido mais nesta quadra de retrocessos que vivemos no Brasil. Nos governos Lula e Dilma, a população negra começou a surgir nas universidades, alcançou patamar de dignidade. Agora, é essa população a que mais sofre com o desemprego, inflação e a que mais sofreu pela falta de acesso à Saúde, em função da pandemia. Por isso estamos nas ruas” – (Guilherme Sampaio)

Na cidade de São Benedito, a deputada Augusta Brito (PCdoB) também participou das manifestações. Em discurso, a parlamentar destacou que em gestões passadas, as pessoas menos favorecidas conquistaram o direito da compra de um carro ou moto e que, atualmente, no Governo Bolsonaro, não conseguem pagar gasolina para seus veículos. “Por isso, estamos na luta pelo fora Bolsonaro”, pontuou.