Presidente estadual do PL, prefeito Acilon Gonçalves; o governador Camilo Santana (PT); o prefeito de Aquiraz, Bruno Gonçalves (PL); e o deputado federal Júnior Mano (PL), em evento recente. Foto: Divulgação.

A deputada Dra. Silvana, líder do Partido Liberal (PL) na Assembleia Legislativa do Ceará, defende que o partido se alinhe ao presidente da República, Jair Bolsonaro, após a filiação dele à legenda, marcada para o dia 22 de novembro.

Atualmente, a agremiação em nível federal faz parte do bloco de sustentação do Governo, mas no Ceará é aliada do governador Camilo Santana, do PT, e do grupo político liderado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, do PDT.

Na avaliação de Silvana, não faz sentido que o partido esteja alinhado, no Ceará, com forças contrárias ao que defende o presidente Jair Bolsonaro. Ela acredita que com o ingresso dele na agremiação, outros parlamentares bolsonaristas devem migrar para a legenda e ficará insustentável um posicionamento local de aliança com a base governista cearense.

Atualmente, o PL do Ceará possui dois deputados federais: Dr. Jaziel, que é esposo de Dra. Silvana; e Júnior Mano, que em 2018 foi eleito pelo Patriotas e migrou para o Partido Liberal no decorrer do mandato.

Na Assembleia Legislativa, por enquanto, somente Dra. Silvana está filiada à legenda. Na Câmara Municipal de Fortaleza, as duas vereadoras eleitas no ano passado pela sigla, Tia Francisca e Ana do Aracapé, são aliadas do prefeito Sarto, do PDT.

Para Dra. Silvana, somente ela e Dr. Jaziel foram eleitos, em 2018, pela sigla, por isso ela defende que Jaziel passe a ter mais espaço, como presidente, por exemplo, já que é um dos principais bolsonaristas no Ceará.

Presidente

Atualmente, Acilon Gonçalves é o presidente estadual do partido, e Júnior Mano o vice-presidente. Jaziel atua como secretário-geral e Silvana, apenas vogal. A deputada já teria entrado em contato com Valdemar da Costa Neto, presidente da executiva nacional do partido, para tratar do tema.

Segundo a parlamentar, caso o partido fique sob o comando de outra liderança, que não Jaziel, não estará totalmente alinhado com a nova postura política do Partido Liberal. Silvana teme que, sob o comando de Júnior Mano, por exemplo, que é aliado do grupo dos irmãos Ciro e Cid Gomes, haja conflitos internos, visto o ingresso de Jair Bolsonaro na agremiação.