Deputado Sérgio Aguiar disse que o projeto do PDT para o Brasil não pode ficar suspenso. Foto: ALECE.

A decisão de Ciro Gomes em suspender sua pré-candidatura à Presidência da República do Brasil enquanto seu partido, o PDT, não rever a votação da PEC dos Precatórios, no segundo turno, pegou seus aliados no Ceará de surpresa. Pedetistas do Estado, porém, se posicionaram favoráveis ao líder político e lamentaram o voto favorável dado por parte expressiva da bancada do partido à proposta do Governo Federal.

Na Assembleia Legislativa, durante toda a manhã desta quinta-feira (04), os deputados, em sua maioria, evitaram falar a respeito, pois aguardavam uma orientação para um posicionamento. Alguns disseram ao Blog do Edison Silva que não estavam cientes do ocorrido e que precisavam de mais detalhes sobre a decisão de suspensão da pré-candidatura de Ciro.

O deputado Sérgio Aguiar (PDT), por outro lado, demonstrou surpresa com o ocorrido, mas afirmou que o projeto para o Brasil não pode ficar suspenso. Ele lembrou que Ciro Gomes tem figurado em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais e é o postulante com maior viabilidade como terceira via. De acordo com o parlamentar, o Governo Federal deve ter negociado emendas parlamentares para fazer com que a proposta andasse na Câmara.

“Temos a convicção de que o Ciro está dentro daquilo que é previsto e mostra que a posição do PDT não pode ser alinhada com tudo aquilo que combatemos”, disse Aguiar. Segundo ele, após reunião da bancada, os deputados federais que votaram favoráveis à PEC deverão tomar posição diferente em nome da unidade partidária.

Veja o posicionamento do deputado Sérgio Aguiar:

Dos cinco deputados federais do PDT cearense, votaram favoráveis à PEC do Governo Federal: André Figueiredo (presidente estadual do partido), Leônidas Cristino, Robério Monteiro e Eduardo Bismarck.

Idilvan Alencar foi o único a se posicionar contrário à proposta. “Votei contra a PEC 23/2021. Desde o princípio me posicionei contra qualquer parcelamento dos precatórios. O texto aprovado em primeiro turno prevê o parcelamento dos precatórios do Fundef em três anos. A proposta será votada em segundo turno na Câmara e depois vai para o Senado”, lembrou.

Os pedetistas da Câmara Municipal de Fortaleza foram mais enfáticos na defesa da decisão de Ciro Gomes. Vereador Gardel Rolim afirmou que o líder do PDT é  maior político da história do Ceará porque tem coragem de se posicionar. Segundo ele, “Ciro não vai vender a alma ao diabo para ser presidente”. “A PEC dos Precatórios não pode ser aprovada pelo Congresso. Quando o PDT entrega parte dos votos, Ciro Gomes mesmo contrariando a bancada de seu partido, se levanta contra e coloca isso de forma clara e objetiva”.

PEC

“Um dos poucos políticos brasileiros que não têm ambição pelo poder, que não constrói política pensando na família. Eu tenho certeza que o PDT vai entender o papel do Ciro”, disse Adail Júnior.

Para a vereadora Enfermeira Ana Paula, “a coerência do ex-ministro Ciro Gomes é um bálsamo diante do pânico de decisões partidárias equivocadas. Votar a favor da PEC dos Precatórios é dizer sim para uma manobra sorrateira”.

Júlio Brizzi é um dos principais defensores do líder do PDT na Câmara de Fortaleza. De acordo com ele, Ciro teve postura de coerência ao dizer que não aceita voto favorável à PEC. “Espero do fundo do coração que a bancada do PDT no Congresso Nacional mude sua posição e vote não a essa PEC”, defendeu.