O encerramento da viagem à Europa para o governador Camilo Santana (PT), para a Vice Izolda Cela (PDT) e alguns assessores, na última segunda-feira (01/11), foi o começo da segunda semana da comitiva cearense em missão no continente europeu para o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior, que se reuniu com investidores globais de diversos segmentos em Roterdã, na Holanda.

O encontro, organizado pelo Porto de Roterdã, aconteceu durante visita guiada a uma parte do Porto em um catamarã.

O secretário disse: ”Foi um encontro muito produtivo onde haviam empresários que já estão instalados no Porto de Roterdã e que tem interesse em conversar conosco e possivelmente investir também no Ceará, fortalecendo nossas cadeias do agronegócio, economia do mar, energias renováveis e logística”.

Camilo Santana foi um dos 10 governadores brasileiros que acompanharam presencialmente a apresentação dos projetos na COP26, em Glasgow, Escócia. Foto: Reprodução/Facebook.

Estavam presentes a secretária executiva da Indústria da Sedet, Roseane Medeiros, a diretora comercial do Complexo do Pecém, Duna Uribe, o diretor internacional do Porto de Roterdã, René van der Plas, o presidente da Cegas, Hugo Figueiredo, e o conselheiro da Embaixada do Brasil na Holanda, Emerson Lopes.

Camilo Santana

O Governador do Estado do Ceará publicou em suas redes sociais os acordos concretizados e sua participação na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), como um dos 10 governadores brasileiros que acompanharam de perto das apresentações de projetos sustentáveis para o país.

”Estive acompanhando a COP 26, maior conferência do planeta sobre o clima, que começou ontem [referente a domingo dia 31] em Glasgow, na Escócia, cuja missão é discutir propostas e buscar saídas para reduzir a emissão de gases poluentes e preservar o planeta. E, para que isso ocorra, o mundo tem investido forte em energias renováveis e, mais recentemente, tem apostado na produção do Hidrogênio Verde, o combustível do futuro”, comentou Camilo.

Ele destacou que com as tratativas discutidas com várias empresas, o Estado fortalecerá a cadeia das energias solar e eólica, complementando que tem trabalhado muito para o Ceará se tornar um hub de Hidrogênio Verde no país.

”Nessa missão à Europa, que termina hoje [referente a segunda-feira (1º)], buscamos ampliar essas parcerias e consolidar nosso estado como referência em energia limpa, criando novas oportunidades e gerando mais empregos para os cearenses, além de contribuir de forma importante para a preservação do meio ambiente”, afirmou Santana.

Com informações do Governo do Estado do Ceará.