Governador do Ceará ao lado da presidente de multinacional, Julie Shuttleworth, após assinatura do memorando de entendimento para implementação de hidrogênio verde no Estado. Foto: Reprodução/Facebook.

Termina nesta segunda-feira (01/11) a agenda de compromissos do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), da vice, Izolda Cela (PDT), e de assessores e auxiliares na Europa. A viagem, que durou 8 dias, foi marcada por encontros e aprimoramento de políticas públicas com personalidades internacionais nas cidades de Paris (França), Amsterdam e Rotterdam (Holanda), Munique (Alemanha), Londres (Inglaterra), Glasgow (Escócia) e Lisboa (Portugal).
Em separado, Izolda Cela, cumpriu agendas na capital portuguesa, voltadas para a troca de experiências nos campos da educação e de políticas públicas visando o bem-estar dos cearenses.
No domingo (31/10), Camilo Santana registrou assinatura de acordo com a presidente da empresa multinacional Fortescue Future Industries, Julie Shuttleworth, para implementação no Ceará de hidrogênio verde.
O governador publicou em suas redes: ”Reunião, neste domingo, em Glasgow, na Escócia, com Julie Shuttleworth, que negocia com o Ceará a implantação de uma das maiores plantas de Hidrogênio Verde do país, com investimentos estimados em U$ 6 bilhões, e a geração de milhares de empregos, diretos e indiretos”.
Ele reiterou: ”Já temos, inclusive, um Memorando de Entendimento assinado, e a presidente informou que irá ao Ceará ainda este ano. Reafirmei nosso compromisso de dar todo o apoio necessário para a efetivação dessa grande parceria, que coloca o Ceará em posição de destaque na produção de energias renováveis.”
No sábado (30), o governador esteve com o embaixador José Mauro Costa Couto, do Consulado-Geral do Brasil em Munique, na Alemanha. O Ceará tem importante relação comercial com o país em áreas como exportação de frutas e projetos em tecnologia, abastecimento d’água e esgotamento sanitário, entre outros. Camilo agradeceu e comentou sobre o encontro: ”Assinamos memorando de entendimento com a Linde para realização de projeto em Hidrogênio Verde no Ceará. Agradeço ao embaixador pela receptividade!”
COP26
É em Glasgow, na Escócia, que está acontecendo a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que neste ano conta com a presença de governadores brasileiros para exposição de projetos sustentáveis para o país. Sem a presença porém, do presidente da República, Jair Bolsonaro, que também está na Europa, a participação do Brasil foi iniciada pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.
O consórcio dos governadores pela COP26 teve adesão 22 representantes, dentre eles, 10 acompanharam os processos de perto: Camilo Santana (CE); Carlos Moisés (SC); Eduardo Leite (RS); Hélder Barbalho (PA); João Doria (SP); Mauro Mendes (MT); Paulo Câmara (PE); Renato Casagrande (ES); Romeu Zema (MG); Wellington Dias (PI).