O governador Camilo Santana (PT) destacou a parceria e a amizade com Ciro Gomes (PDT) por ocasião do aniversário dele neste sábado (06). Foto: Reprodução/Twitter.

Principal liderança política do PDT, o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes, completa neste sábado (06), 64 anos, com a sua pré-candidatura à Presidência da República suspensa.

Na quinta-feira (04), o pedetista anunciou que sua pretensa postulação ficará suspensa enquanto a bancada do partido na Câmara Federal não mudar o voto favorável à Proposta de Emenda à  Constituição (PEC) dos Precatórios.

Ciro sempre se colocou contrário à medida, proposta pelo Governo Federal. No entanto, a maioria da bancada pedetista se posicionou favorável à matéria que foi aprovada em primeira votação na madrugada de quinta-feira (04). Dos cinco membros do PDT no Ceará, apenas Idilvan Alencar votou contrário à PEC do Precatórios. Votaram a favor: André Figueiredo, Robério Monteiro, Eduardo Bismarck e Leônidas Cristino. Os parlamentares afirmam que a decisão de voto foi tratada com o senador Cid Gomes, irmão de Ciro.

Na manhã deste sábado (06), diversas lideranças pedetistas se solidarizaram com Ciro Gomes pelo seu aniversário, inclusive, aqueles que votaram favorável à PEC dos Precatórios e contra o que defende o presidenciável. “Além de desejar as mais sinceras felicidades, quero expressar minha admiração por ti como amigo correligionário e líder”, disse o presidente do PDT do Ceará, o deputado federal André Figueiredo.

Leônidas Cristino disse que “o Brasil precisa da sua liderança e lucidez”. Eduardo Bismarck chamou Ciro Gomes de “amigo e líder maior do Estado”.

O senador Cid Gomes também se posicionou sobre o aniversário do irmão. “Hoje é aniversário da minha maior referência na política e na vida, meu irmão mais velho. Que Deus possa abençoá-lo e lhe conceda muita saúde e sabedoria para que siga firme na luta e continue sendo a esperança para a construção de um Brasil mais justo”.

O governador Camilo Santana também se posicionou, destacando a força, coragem e determinação do pedetista. “Amigo de todas as horas. Esse é Ciro Gomes, um ser humano por quem tenho enorme carinho e muita admiração. Neste seu aniversário te desejo muitas bênçãos para que sua vida seja cada vez mais feliz”.

Pela publicação feita por Ciro Gomes na quinta-feira (04), o presente de aniversário que deseja é a mudança do posicionamento da bancada federal do PDT quanto à PEC dos Precatórios. Ele deve se reunir com seus pares até o início da semana, antes da votação no segundo turno, prevista para terça-feira (09).