Deputados na sessão solene em homenagem aos 53 anos da Universidade Vale do Acaraú – UVA. Foto: TV Assembleia/Blog do Edison Silva.

O Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620), desta segunda-feira (08), começou destacando a sessão solene que a Assembleia Legislativa do Ceará realizou, pela manhã, em homenagem ao 53° aniversário da Universidade Vale do Acaraú (UVA), sediada em Sobral.

O requerimento de realização do evento é de autoria do deputado Dr. Carlos Felipe (PCdoB), com coautoria de Augusta Brito (PCdoB) e Sérgio Aguiar (PDT).

Para o apresentador do programa, o tributo é justo, destacando-se três pessoas que foram essenciais na criação da UVA: o cônego Francisco Sadoc de Araújo; o ex-promotor de Justiça, Luciano de Arruda Coelho; e o ex-prefeito de Sobral, Jerônimo de Medeiros Prado.

A Câmara Municipal de Fortaleza, também na manhã desta segunda, sediou o evento “Vozes da Retomada”. Os prefeitos José Sarto (PDT) de Fortaleza; e Acilon Gonçalves (PL) do Eusébio; estiveram presentes, bem como o ex-prefeito da Capital, Roberto Cláudio (PDT).

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim (PROS), justificou problemas de saúde para não comparecer ao evento. O presidente da CMFor, Antônio Henrique (PDT), além de outros vereadores de Fortaleza e de municípios da Região Metropolitana também participaram da cerimônia.

No domingo (07), José Elias de Oliveira (PCdoB) – Elias do Sargento – foi eleito prefeito de Jaguaruana, derrotando Roberto da Viúva (PDT). O comunista foi vencedor com 11.603 votos, contra 10.866 do pedetista. 23.276 pessoas (87,17% do eleitorado) foram às urnas, enquanto 3.424 (12,83% do total) se abstiveram. A Câmara Municipal de Jaguaruana ainda definirá uma data para dar posse ao prefeito e vice-prefeito eleitos. A data limite da diplomação dos vencedores é até o dia 19 de novembro.

A PEC dos Precatórios, com votação em segundo turno marcada para esta terça-feira (09), na Câmara dos Deputados, agitará os bastidores da política brasileira. O Supremo Tribunal Federal (STF), a partir de decisão liminar da ministra Rosa Weber, suspendeu o pagamento de emendas do relator do Orçamento, que, segundo denúncias, seriam usadas para “comprar” deputados, visando a aprovação da PEC. A ministra cobrou um detalhamento maior sobre a destinação destas emendas, incluindo valores e para onde foram destinadas.

O ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ingressou com uma ação no STF pedindo a anulação da votação, em primeiro turno, da Proposta de Emenda Constitucional. A decisão de Ciro Gomes (PDT), suspendendo sua pré-candidatura à Presidência da República, também será lembrado após o resultado final da votação, vide que, depois da repercussão do primeiro turno, ele interrompeu os trabalhos da pré-campanha. Ciro cobrou uma postura diferente dos parlamentares federais do PDT no segundo turno.

O Programa Blog do Edison Silva é transmitido de 11h45 às 12h15, de segunda a sexta-feira, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).

Assista ao programa desta segunda-feira (08/11):