Foi eleito como novo prefeito de Jaguaruana Elias do Sargento com 51,64% dos votos válidos.  Foto: Reprodução/ Facebook

Neste domingo (7), cerca de 23 mil eleitoras e eleitores foram às urnas para escolher o novo prefeito e vice do município de Jaguaruana (75ª Zona Eleitoral). Mais de 450 pessoas estiveram envolvidas em todo processo eleitoral, que transcorreu dentro da normalidade nas seções eleitorais da cidade.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Inacio de Alencar Cortez Neto, esteve no município pela manhã e destacou: “Quero deixar meu agradecimento para todas as pessoas e instituições que colaboraram para o sucesso das eleições suplementares no município de Jaguaruana. Tivemos um dia tranquilo, com ocorrências de simples resolução”.

O desembargador destacou também a importância da colaboração do juiz do Pleno Eduardo Scorsafava, do magistrado da 75ª ZE, Jhulian Pablo Rocha Faria, do promotor eleitoral Edilson Isaias e da chefe de cartório da Zona Eleitoral, Nicole Pontes Pessoa e Souza.

Também ressaltou a contribuição de todas as pessoas envolvidas no pleito: “Mesárias, mesários, auxiliares de eleição, servidores(as) dos cartórios, da comissão de auditoria e demais colaboradores(as) de unidades da sede do Tribunal que trabalharam em conjunto, para entregar à sociedade eleições limpas, transparentes e seguras. Agradeço também o trabalho zeloso dos órgãos de segurança”. O presidente do TRE-CE avaliou o pleito deste domingo: “Estamos satisfeitos com toda a logística implementada nesta eleição, em especial com a transmissão da auditoria de Votação Eletrônica, que pela primeira vez foi realizada num pleito suplementar no Ceará”.

Candidatos eleitos

O candidato a prefeito eleito foi José Elias de Oliveira (Elias do Sargento) do PCdoB, com 11.603 votos (51,64% dos votos válidos). O vice-prefeito é Reginaldo Araújo da Silva (Naldo Quirino). Elias do Sargento disputou a eleição com Roberto Barbosa Moreira (Roberto da Viúva) e com o vice Carlos Regis, do PDT, que obteve 48,36% dos votos válidos (10.866).

Dos(as) 26.700 eleitores(as) de Jaguaruana, 23.276 compareceram às urnas (87,17% do eleitorado). O município teve um percentual de abstenção de 12,83% (3.424). Eleitoras e eleitores do município que estavam fora do seu domicílio eleitoral justificaram a ausência no pleito, por meio do aplicativo e-Título ou do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível na página do TSE.

Os resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) puderam ser acompanhados pelo eleitorado do município pela internet. A totalização dos votos foi encerrada às 18:44 deste domingo (7).

Posse e Diplomação

Segundo a Resolução TRE nº 837/2021, que fixou a data e aprovou instruções para a realização das eleições suplementares para os cargos de prefeito e de vice-prefeito de Jaguaruana, o juiz eleitoral diplomará os eleitos até o prazo-limite do dia 19 de novembro de 2021. Destaca-se que cabe à Câmara Municipal definir a data da posse dos eleitos.

Auditoria da votação eletrônica

O TRE-CE realizou auditoria da votação eletrônica durante o pleito suplementar de Jaguaruana. Foram sorteadas, no último sábado (6), duas urnas eletrônicas para auditagem: a urna eletrônica da seção 95, localizada na E.E.M Francisco Jaguaribe (Rua. Cel. Raimundo Francisco, 1135), que foi submetida, na Sala de Sessões do TRE-CE (Rua Jaime Benévolo, 21, Centro, Fortaleza). No domingo (7) à auditoria de funcionamento sob condições normais de uso; e a urna eletrônica da seção 83, da E.E.F. Nossa Senhora de Fatima (João Duarte), que foi verificada, também neste domingo, antes da emissão da zerésima, no local de votação, na auditoria de verificação da autenticidade e integridade no local de votação.

Dentre as pessoas presentes na votação paralela, estava o procurador regional eleitoral substituto, Edmac Lima Trigueiro. Sobre a auditoria realizada nas urnas eletrônicas de Jaguaruana, o presidente da Comissão, o juiz auxiliar da Presidência Rommel Conrado, ressaltou a importância do evento por se tratar de “mais uma oportunidade que a Justiça Eleitoral tem de comprovar a lisura do sistema eletrônico”.

Partidos políticos, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ministério Público Eleitoral, entidades da sociedade civil organizada e público em geral foram convocados(as) para acompanhar o sorteio e os trabalhos de auditoria. Todas as etapas foram transmitidas pelo canal do TRE-CE, no YouTube.

Equipes de prontidão

No pleito de ontem (7) além dos(as) colaboradores que contribuíram presencialmente na 75ª ZE, equipes de unidades do TRE-CE e da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica que atuam na logística do processo eleitoral ficaram de prontidão na sede do Tribunal. Esses(as) servidores(as) acompanharam e deram suporte à Zona, de forma remota.

Fonte: TRE-CE