Serão contemplados os moradores dos bairros: Cristo Redentor, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Jacarecanga e Pirambu. Foto: Mateus Dantas.

Com o projeto ”Se Liga na Rede”, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), pretende regularizar a situação de cinco mil imóveis na capital cearense.

De acordo com a Seuma, as obras vão preparar a tubulação de cada residência e conectá-la à rede de esgoto, eliminando fossas e despejo incorreto em galerias fluviais ou na rua, como ocorre em vários casos.

Além da ligação gratuita nas comunidades, serão fiscalizados os imóveis que praticam despejo irregular na zona leste de Fortaleza.

A iniciativa faz parte do Programa Fortaleza Cidade Sustentável (FCS), que conta com empréstimo do Banco Mundial. Dos cinco mil imóveis, 2.500 serão custeados totalmente pela Prefeitura. Outros 2.500 serão definidos com base na fiscalização, com obras executadas por seus proprietários.

Serão contemplados com a ação de regularização do saneamento moradores dos bairros: Cristo Redentor, Barra do Ceará, Carlito Pamplona, Jacarecanga e Pirambu.

As intervenções já iniciaram em 500 residências, que aderiram o projeto, no Cristo Redentor. As equipes de mobilização social seguem buscando a aprovação das demais casas.

O despejo irregular de esgoto nas galerias pluviais faz com que lixo e dejetos cheguem aos rios e oceanos sem tratamento, causando poluição, aumento dos impactos do efeito estufa, alagamentos e transmissão de doenças. Além disso, materiais como o plástico levam centenas de anos para se decompor e acabam sendo ingeridos pelos animais marinhos.

 Benefícios

  • Redução de doenças de veiculação hídrica, como infecções gastrointestinais, amebíase, hepatite, leptospirose, dengue, esquistossomose;
  • Pela diminuição de doenças, há redução de atendimentos no sistema público de saúde, e, consequentemente, diminuição de gastos para os cofres públicos;
  • O melhor desenvolvimento turístico da região;
  • Valorização imobiliária;
  • Melhoria da qualidade de vida, gerando mais conforto e estabilidade para a população.

Fonte: CMFOR.