João Jaime é o único representante do DEM na Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Miguel Martins.

As lideranças do Democratas (DEM) e do Partido Social Liberal (PSL) no Ceará ainda dialogam em busca da conclusão da fusão que resultará no “União Brasil”. De acordo com o deputado João Jaime, líder do DEM na Assembleia Legislativa, o importante neste momento é que não há qualquer embate mais sério entre os dois grupos que possa prejudicar a interação entre as duas partes.

No Estado, enquanto o DEM faz parte do projeto político encabeçado pelos irmãos Ciro e Cid Gomes, e estando na base governista do governador Camilo Santana, o PSL, sob o comando de dirigentes ligados ao deputado federal Capitão Wagner (PROS), permanece na oposição.

Para 2022, Wagner pretende se candidatar ao Governo do Estado, o que iria de encontro aos interesses dos Democratas.

Os dois partidos – DEM e PSL – permanecerão separados até a conclusão da proposta, que tem 90 dias para ser submetida ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois desse prazo, a fusão pode acontecer de fato e de direito. “Em termos de Ceará, o que nos foi dito foi que as tratativas irão fluir a partir de agora. O presidente ACM Neto afirmou que ainda não tem nada certo sobre quem comandará o partido nos Estados. Estamos atentos a tudo isso, com objetivo de fazer aquilo que for o melhor para o partido”, disse João Jaime.

De acordo com ele, o mais importante é que o debate esteja sendo realizado de forma civilizada, sem embates mais sérios. “Acho que os próximos 90 dias teremos muitas surpresas, e o que a gente torce é que essas negociações terminem da melhor forma possível para seus membros. Eu aprendi que em política tudo é possível, inclusive nada”.

Atualmente, o DEM do Ceará possui um deputado estadual na Assembleia Legislativa, João Jaime; um deputado federal, Aníbal Gomes; e uma vereadora na Câmara Municipal de Fortaleza, Cláudia Gomes.

Já o PSL conta com um deputado federal, Heitor Freire; e um vereador na Capital cearense, Marcelo Lemos.