O presidente da CPI é o deputado Salmito Filho (PDT). Foto: ALECE.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações de Militares em funcionamento na Assembleia Legislativa do Ceará aprovou, nesta terça-feira (26), requerimento que solicita ao juiz de Direito da Vara Única da Justiça Militar do Estado do Ceará cópia de todos os processos e os inquéritos que tratem das investigações do motim de policiais militares, ocorrido em 2020. A solicitação tem como autor o deputado Elmano Freitas (PT).

O presidente do colegiado, deputado Salmito (PDT), explicou que investigações podem ser realizadas no âmbito de uma CPI, do Ministério Público “comum”, do Ministério Público Militar, ou do Judiciário, e, segundo ele, é justamente sobre esta última instituição que trata o requerimento do relator Elmano Freitas.

“O requerimento trata desse inquérito e sobre as mais diversas informações que constituem o inquérito no Judiciário sobre o motim de 2020. Esse é um requerimento muito importante, pois trata de informações fundamentais, relevantes e estratégicas, algumas, inclusive, em segredo de Justiça”, ressaltou o parlamentar.

Salmito pediu também a compreensão da população e da imprensa por não ser possível publicizar muitas informações acerca dos trabalhos do colegiado, “pois estão sendo feitos de maneira reservada e cuidadosa, para preservar a boa investigação”.

O parlamentar pontuou, ainda, que esta é a quinta reunião pública da CPI, no entanto, são realizadas “várias reuniões técnicas internas” da equipe de trabalho. “Há uma assessoria, uma equipe técnica, que envia os ofícios, estabelecendo prazos, respondendo outros ofícios, como os que solicitam elasticidade de prazos, bem como já analisando muitas informações que estamos recebendo. A Comissão tem realizado um trabalho interno cuidadoso e minucioso”, garantiu.

Além do presidente do colegiado, estiveram presentes na reunião, presencialmente, o vice-presidente da CPI, deputado Queiroz Filho (PDT); o relator, deputado Elmano Freitas; e o deputado Romeu Aldigueri (PDT). O deputado Soldado Noelio (Pros) também esteve presente, de forma virtual.

Fonte: Assembleia Legislativa do Ceará.