A decisão de adiamento, segundo Aziz, veio após uma conversa entre ele e o vice-presidente da Comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Eles teriam se aconselhado com juristas. Foto: Reprodução/ Pedro França/Agência Senado

No Senado Federal, o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), adiou em um dia a leitura do relatório final do colegiado.

Prevista inicialmente para ocorrer amanhã, terça-feira (19), a leitura será feita na próxima quarta-feira (20).

Já a votação do relatório, elaborado pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL), estava marcada para quarta-feira (20), e foi alterada para a terça-feira da semana seguinte, dia 26 de outubro.

De acordo com Aziz, o maior tempo de espaço estabelecido agora, entre o dia de apresentação do relatório e votação, se deu pela necessidade de análise mais profunda dos casos por parte dos parlamentares.

O presidente inclusive negou que a CPI se estenda até o mês de novembro. Vale ressaltar que o colegiado têm o prazo final determinado para encerrar os trabalhos, no dia 4 de novembro.

Últimos depoimentos 

Os integrantes da CPI ainda terão mais um dia de oitivas, nesta segunda-feira (18). Pela manhã, será ouvido o integrante do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Nelson Mussolini. À tarde, serão ouvidas famílias e pessoas que perderam amigos e parentes para a covid-19. Todas as regiões do país serão representadas entre os depoentes.

Ao longo de seis meses de duração, a CPI ouviu integrantes do Governo Federal e alguns de seus apoiadores, empresários, ex-ministros da Saúde, deputados, médicos e cientistas.

O objetivo da Comissão é apontar as responsabilidades, tanto do Governo Federal quanto de empresas que atuaram no combate à pandemia, em eventuais omissões que provocaram mortes.

Com informações da Agência Brasil