Valdomiro Távora explicou que o espaço é  importante para que mostre à sociedade o papel do Tribunal e desmistificar que o conselho é apenas um órgão punitivo, pelo contrário para mostrar que é um  órgão orientativo. Foto: Reprodução/ Evilázio Bezerra

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Antônio Henrique (PDT), e o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Valdomiro Távora, assinaram na última terça-feira (28), o termo de cooperação para a veiculação dos trabalhos do Tribunal nos meios de comunicação da Casa do Povo (TV Fortaleza e Rádio Fortaleza).

A parceria entre as instituições iniciou em 2019, reforçando o compromisso com a transparência e no acesso à informação.

O vereador Antônio Henrique destacou a atuação do Tribunal de Contas na fiscalização das ações do poder público, sempre pautado pela defesa dos interesses da população e da boa gestão.

”Nós entendemos que o trabalho do Tribunal precisa ser conhecido pela população, porque através desse órgão outras instituições têm se adequado para fazer um trabalho de excelência. A Câmara entende a importância dessa parceria, pautada na busca do melhor para o nosso povo, disponibilizando o nosso sistema de comunicação para a divulgação dos trabalhos dessa instituição”, ressaltou.

Para Valdomiro Távora, o momento reforça o papel do Tribunal de Contas junto à sociedade, mostrando as suas ações fiscalizatórias mas também o seu trabalho de orientação para uma gestão eficiente dos recursos públicos.

”É um momento importante para nos do Tribunal e queremos agradecer o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Um espaço importante para que possamos mostrar à sociedade o papel do Tribunal e desmistificar que o tribunal é apenas um órgão punitivo, pelo contrário nós temos passado e trabalhado para que o Tribunal seja um órgão orientativo, ajudando os gestores para a correta aplicação dos recursos públicos”.

O Programa Acontece TV será transmitido pela TV Fortaleza, canal aberto digital 7.2, e os podcasts serão divulgados na Rádio Fortaleza (90.7).

Tribunal de Contas do Estado

Criado em 5 de outubro de 1935, teve a sua primeira resolução da Corte de Contas assinada pelo então vice-presidente, Sylla Ribeiro, em 14 de outubro. O Tribunal de Contas tem como missão exercer o controle externo, fiscalizando e orientando a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.

Os trabalho da instituição é pautado pelos valores da efetividade, inovação, transparência, respeito às pessoas ética, sustentabilidade e cooperação.

Fonte: Câmara de Fortaleza