A reunião foi organizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece). Foto: Reprodução/CNM.

Prefeitos do Ceará estiveram reunidos na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na tarde desta quarta-feira (01), para um encontro em que discutiram demandas regionais com os parlamentares da bancada federal do Estado. A reunião foi organizada pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece).

De forma online, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, deixou uma mensagem aos participantes. “A Aprece vem tendo muito importância e nos ajudando muito. E hoje nós continuamos. É importante a bancada estar com a Aprece, pois nós temos algumas pautas que são imediatas e é primordial esse tipo de trabalho”.

O presidente da Aprece, 3° Tesoureiro da CNM, Francisco de Castro Menezes (Júnior Castro), foi quem conduziu a discussão.

“São muitas pautas que às vezes ficamos trabalhando de forma isolada e, por conta das demandas dos deputados, eles não têm conhecimento dessas pautas. Por isso nós estamos nos reunindo aqui na CNM, assim como fizeram outras entidades, e estamos passando para os nossos deputados. Nosso objetivo é buscar uma vida melhor para os nossos Municípios, para quem está na ponta”, destacou Francisco.

O 1º Tesoureiro da CNM, Nélio Aguiar, também levou suas experiências e destacou que “é muito importante esse tipo de encontro. Nós precisamos estar alinhados. A CNM trabalha também pautas regionais com o norte e o nordeste, além daquilo que é de interesse nacional. O que podemos deixar é que esse alinhamento é para o fortalecimento dos Municípios. Não podemos mais ter perdas. Se continuar nesse ritmo, vamos quebrar os Munícipios”.

O vice-coordenador da bancada do Ceará, deputado Danilo Forte (PSDB), colocou os parlamentares municipalistas à disposição dos prefeitos. “Eu sou municipalista de origem. Nossa bancada toda está ao lado dos municípios. As atividades e políticas públicas são feitas no dia a dia e por vocês, prefeitos. Desde 2013 que estamos lutando pela reforma do Estado Federativo brasileiro”.

O deputado ainda lembrou do potencial energético da região Nordeste. “Dentro do contexto atual, muitos Municípios do Nordeste têm potencial para geração de energia. Precisamos incorporar isso. Nós vamos discutir a tributação em energia de forma justa. Os Municípios não recebem praticamente nada do bolo de geração de energia e precisam passar a receber”, ressaltou.

Os deputados Domingos Neto (PSD), Robério Monteiro (PDT), Eduardo Bismarck (PDT) e Leônidas Cristino (PDT), além de representantes de parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará, como deputada Augusta Brito (PCdoB) e o Sérgio Aguiar (PDT), também participaram do encontro onde trataram sobre litígios de limites entre municípios cearenses e do Piauí.

Com informações da Agência CNM de Notícias.