Sarto anunciou o envio da mensagem para a Câmara ao lado de parceiros do programa e do líder do Governo, vereador Gardel Rolim. Foto: Divulgação.

Foi encaminhado para a Câmara Municipal de Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (13/9), o projeto de Lei do Executivo que cria o programa Juventude Digital. A proposta foi anunciada pelo prefeito Sarto em suas redes sociais. De acordo com ele, o objetivo da medida é transformar a Capital cearense em líder na economia digital do Brasil.

O programa tem foco na inclusão digital e na geração de emprego e renda e tem como meta abrir 4.000 vagas para capacitação gratuita somente este ano e 12.500 por ano a partir de 2022. “Fortaleza tem uma população enorme de jovens de 15 a 29 anos, e é importantíssimo implementar ações para esse público. O Juventude Digital é uma conexão com o futuro e vai se tornar política pública permanente para promover a inclusão de jovens, com geração de emprego e renda”, destacou Sarto.

O Juventude Digital, fruto da parceria da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude, da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), será dividido em três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE. Todos serão gratuitos e realizados nos formatos online, presencial e híbrido.

Após aprovação do projeto na Câmara, a Prefeitura irá lançar um portal por onde os interessados poderão se cadastrar para participar. Haverá cursos de curta e longa duração. Tendo como primeiro eixo a formação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública, o programa ofertará duas mil vagas nesta etapa. Segundo a secretária da Educação, Dalila Saldanha, a inclusão digital fará parte da matriz curricular.