Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade. Foto: Reprodução/ TRE-CE

Nesta terça-feira (21), o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e faz coro com o lema “Nada sobre nós sem nós“. A data foi oficializada por meio da Lei Federal nº 11.133/2005 e é lembrada todos os anos com o intuito de sensibilizar todas as pessoas sobre a importância da divulgação das lutas por inclusão social.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído pelos movimentos sociais em Encontro Nacional, em 1982, com as entidades envolvidas com a causa das pessoas com deficiência. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.

O lema “Nada sobre nós sem nós”, adotado pelas pessoas com deficiência, demonstra a busca da plena participação e inclusão. Essa frase tornou-se um lema da luta pela inclusão e significa que toda e qualquer decisão a respeito das pessoas com deficiência deve ser realizada com a participação e opinião das próprias pessoas com deficiência (Câmara Inclusão).

Ressalta-se que é importante entender que as pessoas com deficiência são protagonistas da própria história, levantam as bandeiras de suas reivindicações e lutam por seus direitos e contra o preconceito, evitando interesses alheios à sua causa (Signumweb). No TRE-CE, com o sentimento de construir ações efetivas para todas as pessoas e de fortalecer o lema, a Comissão Permanente de Cidadania, Acessibilidade e Inclusão (CPCAI) conta com a colaboração de servidoras e servidores com deficiência.

Vamos falar sobre…

Em edição especial, a série “Vamos falar sobre…”, nesta semana, de 20 a 26 de setembro, abordará diversos temas, como o Dia Mundial da Língua de Sinais (23/9); Acessibilidade nas Eleições; Diversidade x Inclusão x Acessibilidade x Equidade; Programa de Acessibilidade do TRE-CE; Dia Nacional do Surdos (26/9); e importância do(a) tradutor(a) e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) (30/9).

A ideia é proporcionar a sensibilização sobre os temas e reforçar a relevância da atuação das pessoas com deficiência nas instituições e na sociedade. Serão publicados, nas mídias sociais do Tribunal, cards e vídeos em referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

Setembro Azul

Nesta semana, o TRE-CE também celebrará o Setembro Azul, mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira que traz conscientização e homenagens a essa população. A data surgiu a partir da luta da Comunidade Surda por seus direitos.

A escolha do mês de setembro é repleta de significados na cultura e história nacional e internacional. Neste mês, alguns marcos históricos para a Comunidade Surda são lembrados e diversos eventos são promovidos para uma maior conscientização sobre as conquistas obtidas por pessoas surdas ao longo dos anos. A cor azul, para essas pessoas, representa um símbolo de orgulho e resistência da Comunidade Surda (Libras).

Fonte: TRE-CE