Matéria do pedido de demissão foi publicada pelo jornal “O Globo”. Foto: Reprodução/Jornal O Globo.

Nesta terça-feira (28), o Programa Blog do Edison Silva na Rádio Assunção Cearense (AM-620), transmitido diariamente de 11:45 às 12:15, iniciou dando destaque sobre manifestação do presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, pedindo a exoneração da diretoria do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) com sede em Fortaleza/CE. O Partido Liberal, numa ocasião específica, teve o direito de escolher os nomes para compor a diretoria do Banco.

O jornalista Edison Silva lembrou que são constantes as investidas contra o BNB. Edison pediu a atenção das classes empresarial e política do Ceará e do Nordeste nas possíveis modificações no comando da instituição.

A desistência do senador cearense Tasso Jereissati de participar das prévias internas do PSDB para escolha do representante do partido nas eleições presidenciais de 2022 foi lembrado no programa, ressaltando o apoio de Tasso ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, principal adversário do governador de São Paulo, João Doria, na disputa.

Na segunda-feira (27), o Congresso Nacional derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre a permissão de se constituir as federações partidárias. Isto representa uma sobrevida aos partidos políticos de menor proporção, como o PCdoB. Estes poderão se unir-se a outras siglas, durante um mandato de quatro anos – uma legislatura – formando um bloco/conjunto partidário.

A respeito do tema segurança pública, o programa pontuou acerca da criação pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de um “gabinete de crise” para o Sistema Penitenciário do Ceará. Na mesma seara, foi lembrado que, pela segunda semana, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Associações de Militares do Ceará, instalada na Assembleia Legislativa, não se reúne.

Um dos motivos elencados por membros do colegiado, para não haver o encontro, foi a falta de informações do Governo Estadual sobre repasse financeiro por parte da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag) para as associações, bem como, outras informações.

Por fim, o noticioso lembrou da existência de um grupo dentro do PT/Ceará defendendo a escolha de um candidato próprio da agremiação ao Governo do Ceará, no pleito de 2022.

Assista ao programa exibido nesta terça-feira (28):

O noticiário é transmitido de 11h45 às 12h15, logo após o “É Tempo de Bola”, na Rádio Assunção Cearense (AM-620).