Prédio Anexo da Assembleia Legislativa do Ceará. Foto: Blog do Edison Silva.

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) e o Núcleo de Responsabilidade Social (NRS) da Assembleia Legislativa do Estado, juntamente com a Rede Governança Brasil- RGB, Associação dos Prefeitos do Ceará (Aprece) e o Instituto Plácido Castelo (IPC) do Tribunal de Contas do Estado – TCE/CE, promoverá o Seminário de Governança Municipal para prefeitos e gestores públicos nos próximos dias 07 e 08 de outubro.

O seminário tem o objetivo de disseminar o conhecimento da governança pública como referência para o desenvolvimento de administrações públicas municipais, de modo que possam se tornar cada vez mais eficientes no atendimento das demandas dos cidadãos, sustentadas na transparência e qualidade dos serviços prestados.

“A expectativa é a de que o Estado acompanhe o desenvolvimento cultural e tecnológico do mundo, da sociedade. Para isso, é fundamental o seu envolvimento na cadeia que contempla os processos de discussão, formulação e desenvolvimento de políticas públicas em todas as áreas que determinam a vida em sociedade”, ressalta o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão.

“O conceito e as práticas da governança pública precisam ser conhecidos e difundidos no país como um caminho estratégico necessário não apenas para o aperfeiçoamento efetivo e qualitativo da administração pública, mas também para o desenvolvimento pleno e sustentável da sociedade”, destaca o deputado Salmito Filho, presidente da Unipace.

Palestrantes do evento: ministro do TCU, Augusto Nardes; Nelson Teich (ex-ministro da Saúde); Antônio Carlos F. Nardi (ex-secretário de Saúde do Paraná- PR); os ex-ministros Raul Velloso e Cláudia Cotins, Karolyne Utomi (RGB) e Annette de Castro (Vice-presidente-Mallory Eletroportáteis), dentre outros.

Também são convidados: prefeito de Maragogi (AL), Sérgio Lira, que apresentará a experiência exitosa de governança pública já implantada no município; e o prefeito de Sobral (CE), Ivo Gomes, que falará sobre as iniciativas na Educação que tornaram o município referência nacional.

Segundo os promotores do evento, os benefícios esperados da prática da governança pública para os municípios são: atuação com vistas à inovação, à criatividade, à modernização e à utilização de novas tecnologias na prestação de serviços dos diversos órgãos da gestão pública municipal; aprimoramento do diálogo do governo municipal com os governados, criando novas formas de participação social na formulação e decisão sobre políticas públicas; redução da burocracia e aumento da produtividade da gestão pública municipal.

Outros resultados esperados com a realização do Seminário são: busca pela redução de custos, pela qualidade nos investimentos e pelo melhor gasto dos recursos públicos; ampliação das receitas sem aumentar impostos; incrementos de receita e redução de despesas através da gestão da dívida ativa; maior eficiência na gestão fiscal; realização de regularização fundiária urbana e investimentos sociais; e diminuição dos tempos de compra, produção e entrega nas contratações.

O evento é gratuito e poderá ser acompanhado também pelos canais da Unipace, da Assembleia Legislativa (ALECE), da Rede Governança Brasil (RGB) e do Instituto Plácido Castelo (IPC) no youtube.

A inscrição e a programação do evento através do link: https://www.sympla.com.br/seminario-de-governanca-municipal-para-prefeitos-e-gestores-publicos__1357293

Local do Seminário: Auditório do Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes – Anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará (presencial) e pela plataforma zoom (remota).

Com informações da assessoria do deputado Salmito Filho, presidente da Unipace.