Danilo Lopes declarou que não votará em Lula e nem Bolsonaro nas eleições gerais de 2022, caso eles se candidatem. Foto: Érika Fonseca/CMFor.

Vereador Danilo Lopes (Podemos) durante a sessão plenária desta quarta-feira (11), na Câmara Municipal de Fortaleza, questionou sobre o poder da democracia no Brasil.

O edil trouxe a lembrança de que apenas cinco presidentes da República, eleitos democraticamente, terminaram seus mandatos, nos 131 anos de República.

Foram: Eurico Gaspar Dutra, Juscelino Kubistchek, Fernando Henrique Cardoso (FHC), Lula e Dilma Rousseff (um mandato).

“A nossa democracia vive à beira de um colapso. E as pessoas parecem querer que a democracia não flua, sempre querendo resgatar o passado. Mas um passado negro da nossa história”, exclamou.

Ademais, o vereador classificou as discussões sobre voto auditável, que movimentaram os debates na Câmara dos Deputados, como “besta” e alertou sobre outros crimes eleitorais.

“Vendo o resultado da votação sobre a PEC 135/2019, me veio todo essa celeuma em torno, porque eu vejo uma preocupação muito grande sobre fraude eleitoral, por conta de uma urna eletrônica. Eu nunca vi os políticos se preocuparem com a fraude em boca de urna, a compra de votos, em institutos de pesquisa com resultados fraudulentos. O Brasil é um país que se preocupa muito com o fim e não se preocupa com o meio. Temos de questionar o que realmente é importante”, bradou.

Segundo Danilo, há um esquecimento dos políticos da esfera federal em comentar a respeito desses atos fraudulentos. Ele pediu uma preocupação maior com outros temas, como a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atingindo 0,96% em julho.

“Quem quer reeleição [em 2022], tem que demonstrar preocupação com os rumos da economia do nosso país”, pontuou.