Prefeito José Sarto e a secretária Dalila durante o anúncio do Programa. Foto: Thiago Gaspar/PMF.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT) encaminhou, nesta quarta-feira (11) à Câmara Municipal, mensagem que cria o Programa Bolsa Nota Dez. A medida é um compromisso assumido no Plano de Governo e tem como propósito fortalecer o aprendizado e conceder bolsas de monitoria aos alunos do Ensino Fundamental.

O anúncio foi feito por ele pelas redes sociais com a participação da secretária da Educação, Dalila Saldanha.

De acordo com o projeto, o Programa irá potencializar o conhecimento dos alunos, por meio da monitoria de atividades desenvolvidas, voltadas para o fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos das unidades escolares. Serão disponibilizadas 2.000 bolsas aos alunos matriculados na rede municipal, sendo 500 com início no mês de setembro.

“Me lembrei de quando estudava e os professores de lá escolhiam estudantes com melhor habilidade em matemática e português para ensinar a turma. Era uma monitoria sem remuneração, pelo orgulho de ser tido como bom aluno. Então, nasceu a ideia de se estabelecer formalmente essa monitoria, concedendo bolsa, prioritariamente para o Fundamental II, que tem um pouco mais de complexidade”, detalhou o prefeito.

A monitoria será realizada por meio de atividades de ensino e aprendizagem, que contribuem para a formação integral do estudante e despertam o interesse por uma maior absorção de conhecimento, além de contribuir no desempenho estudantil do aluno monitor e do aluno monitorado, visando o compartilhamento de conhecimento e colaboração mútua e, ainda, criando um networking entre os próprios alunos.

Além da questão pedagógica, a iniciativa prevê que todos os participantes sejam contemplados com bolsas de monitoria, estimulando nos alunos a dedicação à formação integral nos estudos escolares. A expectativa é que cada aluno monitor receba uma bolsa de R$ 200.

“Neste momento que estamos enfrentando, passamos mais de um ano e meio em ensino remoto, essa estratégia inovadora vai também colaborar com a recuperação dos conteúdos pras crianças e jovens, é uma forma mais rápida de recuperar e ajudar em todo esse processo de retomada da aprendizagem dos nossos mais de 240 mil estudantes”, salientou a secretária Dalila.

As atividades de monitoria do Programa Bolsa Nota Dez poderão ocorrer no turno que o aluno está regularmente matriculado e/ou no contraturno das aulas escolares, com duração máxima de 12 horas semanais.

Os candidatos serão previamente selecionados pela unidade escolar onde serão desenvolvidas as atividades de fortalecimento do ensino. As bolsas de monitoria terão duração de até 10 meses, podendo ser renovadas por até igual período, conforme a necessidade da unidade escolar.

Dia do Estudante

Durante o anúncio do projeto, Sarto lembrou a comunidade escolar pelo Dia do Estudante, incluindo alunos e professores, que, como enfatizou, são eternos aprendizes.

“Não há transformação fora do conhecimento. Nesse Dia do Estudante, quero parabenizar, abraçar e incentivar todos os estudantes de modo geral, e, muito especialmente, a todos os guerreiros e guerreiras da Rede Pública Municipal, que hoje conta com um parque educacional fantástico”, complementou o prefeito, destacando, ainda, que Fortaleza possui 581 equipamentos escolares municipais.

Com informações da PMF.