Pronunciamento foi realizado na abertura dos trabalhos do semestre, nesta quinta-feira (05). Foto: Miguel Martins.

Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Ceará, nesta quinta-feira (05), o presidente da Mesa Diretora, o deputado Evandro Leitão (PDT), leu um manifesto em defesa do processo eleitoral vigente no País e condenou ataques que vêm sendo cometidos contra a Justiça Eleitoral e outras instituições defensoras da democracia brasileira.

O parlamentar conclamou seus pares a se empenharem na defesa do Estado Democrático de Direito, compelindo tentativas de ascensão de um regime autoritário no Brasil.

O pronunciamento de Leitão vem em meio à crise institucional envolvendo o presidente da República, Jair Bolsonaro, e ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O chefe do Executivo nacional tem se posicionado contrário ao voto eletrônico e defende o retorno do voto impresso, o que para muitos juristas e especialistas no assunto, não passa de um retrocesso no processo eleitoral brasileiro.

“Vivemos um momento difícil por conta da pandemia e temos que lidar com outra crise no nosso País que são os constantes ataques à democracia e à tentativa de enfraquecer as instituições”, disse o presidente da Casa Legislativa. De acordo com ele, a democracia é o melhor caminho em direção a um País mais igualitário.

“Essas instituições têm passado por ataques violentos do presidente da República. Isso enfraquece a democracia de forma inequívoca. Nesta semana, a narrativa para levar névoa ao processo eleitoral tem se intensificado. É paradoxal que essa estratégia tenha partido de uma autoridade que se valeu disso para se eleger e aqueles que o seguem”, disse.

O chefe do Legislativo estadual defendeu as urnas eletrônicas como patrimônio do Brasil, destacando que o País desenvolveu um modelo que serve de inspirações para outras nações. Ele destacou, ainda, que até o momento não houve qualquer comprovação de que a tecnologia em vigor tenha gestado resultados eleitorais fraudulentos. “Tenho orgulho desse processo que já elegeu representantes das mais diferentes matizes ideológicas”.

“Queremos destacar o bom trabalho da Justiça Eleitoral, uma das instituições mais respeitadas deste País. A sociedade precisa ser alertada sobre os atentados contra a nossa democracia. Quero deixar vocês com essa reflexão e contar com o apoio dos colegas para defender o Estado Democrático de Direito” – (Evandro Leitão)

O pronunciamento de Evandro, apesar de ter agradado boa parte dos parlamentares presentes, não foi visto com bons olhos pela ala bolsonarista na Assembleia Legislativa. Nos corredores da Casa, alguns deputados chegaram a criticar a fala do pedetista. Deputado Delegado Cavalcante (PTB), inclusive, subiu à tribuna em seguida para defender o que ele chamou de “eleições com voto auditável”.