Para Sérgio Aguiar, o governador Camilo Santana (PT) é o político mais preparado para disputar a vaga do Ceará no Senado Federal. Foto: Miguel Martins.

A vinda de Lula ao Ceará tem levantado muitas discussões internas entre partidos da chamada “Frente Progressista”, uma vez que o ex-presidente chega ao Estado em busca de diálogo com algumas lideranças políticas locais, como dizem seus aliados.

Em defesa do retorno da credibilidade do País, o deputado Sérgio Aguiar (PDT) defende uma proximidade entre o petista e o presidenciável da sigla pedetista, Ciro Gomes.

O parlamentar afirmou que o ex-presidente foi “a maior liderança de oposição” na América Latina quando disputou eleições presidenciais, foi derrotado nas urnas e quando elegeu-se, em outra oportunidade realizou “uma grande transformação no País” durante os seus governos.

“Ele melhorou a qualidade de vida dos menos favorecidos e foi responsável pela ascensão social de boa parte da população”. Para Aguiar, o julgamento, condenação e prisão de Lula foram atos injustos.

“Isso daí deve ter lhe passado o sentimento de justiça maior para estar cada vez mais amadurecido, buscando relevar algumas coisas porque sentiu na própria pele a injustiça”, disse.

Ele destacou, ainda, que chegou a participar do Governo do ex-presidente Lula quando Ciro Gomes foi ministro da Integração. Por isso, defende que se continue a manter um projeto que, em sua opinião, está dando certo no Ceará. “Sou do PDT, temos o Ciro Gomes como pré-candidato, mas no amadurecimento da democracia temos que ouvir a todos, conversar com todos. E fazermos com que haja junções e pensamentos iguais para a retomada da credibilidade de nosso País”.

No que diz respeito a disputa local, Sérgio Aguiar afirmou que o governador Camilo Santana (PT) é o político mais preparado para ocupar a vaga no Senado Federal. “Ele passou nesta Casa, foi o mais votado em 2010, eleito governador, reeleito com larga margem. Está maduro para fazer um grande papel o senado”, apontou.

Para ele, os demais partidos da base governista devem se somar na construção de uma ampla aliança “já que não fazemos parte apenas de siglas partidárias, mas de um projeto de governo que tem dado bons frutos”.

Principal sigla da base governista, o PDT tem defendido a ideia de apresentar um nome para a disputa ao Governo do Estado em 2022. São citados pela legenda os nomes do senador Cid Gomes, do deputado/secretário Mauro Filho, do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; da vice-governadora Izolda Cela, e do presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão.

“Esses nomes são inspiradores da nossa confiança e da capacidade de fazerem uma grande gestão de avançar ainda mais naquilo que foi feito pelo governador Camilo”, disse.

Veja a fala do deputado Sérgio Aguiar: