Lula concedeu entrevista coletiva no Complexo Portuário do Pecém, na manhã deste sábado (21). Foto: Reprodução/Twitter.

O ex-presidente Lula visitou, na manhã deste sábado (21), o Complexo Portuário do Pecém, ao lado do governador Camilo Santana. Durante entrevista coletiva, o petista não poupou críticas à gestão de Jair Bolsonaro.

Na avaliação do líder petista, a sociedade quer a derrota do atual presidente, seja através do impeachment ou após o processo eleitoral do próximo ano.

Eu nunca vi um clima de desavença e ódio estabelecido na sociedade brasileira como agora. Nunca vi o Brasil com um presidente que levanta todo dia e a primeira coisa que ele faz é provocar alguém, contar quatro ou cinco mentiras pela manhã para ela ser reproduzida o dia inteiro. Esse cidadão não se preocupa se temos mais de 19 milhões de pessoas que voltaram a passar fome”, apontou.

Ainda de acordo com Lula, “quem governa o País” é o ministro da Economia, Paulo Guedes, “só vendendo empresa”, e o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), “com verba de orçamento do relator”.

Ele (Bolsonaro) está desmontando tudo que foi criado na Educação, a ponto do ministro da Educação falar bobagens, que crianças com deficiência atrapalham se se misturar com crianças que não têm problemas e que as universidades são para poucos. É uma coisa descabida”, disse.

Lula afirmou ainda que há três anos nenhum presidente (estrangeiro) visita o Brasil e o Governo brasileiro não é convidado por ninguém. “Nós, que tínhamos estabelecido uma forte aliança com a América do Sul, com a América Latina e países da África; que tínhamos respeitabilidade com a União Europeia, conversávamos com a China, Rússia e Estados Unidos, em pé de igualdade, hoje somos tratados como se fôssemos párias da política internacional, porque ninguém acredita que esse cidadão possa ser civilizado”.

Questionado sobre as viagens que têm sido feitas pelo presidente Bolsonaro ao Nordeste, Lula afirmou que o chefe do Executivo nacional precisa visitar a Região, mas objetivando atender as demandas dos nordestinos e não em busca de tentar se viabilizar para uma eventual eleição.

“A sociedade quer que Bolsonaro seja derrotado, se não for pelo impeachment, será pela eleição. Não decidi se vou ser candidato, mas sendo candidato ou não, qualquer um que for para o segundo turno com o Bolsonaro, eu voto no qualquer um. Ele (Bolsonaro) é resultado da anomalia política de 2018. O Brasil precisa voltar à normalidade. O que está em jogo é a democracia contra o fascismo e vamos derrotar o fascismo” – (Lula)

 

Consórcio Nordeste

O ex-presidente destacou a ação do governador cearense, Camilo Santana, em determinar lockdown durante o período mais crítico da pandemia, o que não é visto com bons olhos por alguns setores, mas é necessário para garantir mais vidas salvas.

Segundo ele, Jair Bolsonaro tem culpa pela morte de mais 570 mil brasileiros, por não ter ouvido os gestores estaduais, a ciência ou os secretários de saúde. “Se tudo isso tivesse sido feito, a gente não estaria chorando tantas mortes”.

Em sua avaliação, os governadores do Consórcio Nordeste fizeram a diferença na gestão pública durante a pandemia, o que garantiu que ações fossem feitas para evitar a proliferação do novo coronavírus na região.

Incursões

Depois desta segunda-feira (23), Lula segue para o Rio Grande do Norte e Bahia, retorna para São Paulo e deve fazer incursões pelo Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste, ouvindo empresários, políticos, sindicalistas e imprensa.

Durante a entrevista, ele afirmou que vai buscar dialogar com todo mundo que queira conversar com ele, e que tenha como objetivo mudar a situação do País.